sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Educação Infantil

A Educação Infantil, mesmo infantil trata-se de educação. E, como educação é coisa séria deve seguir princípios e normas. Não podemos fazer de qualquer jeito, pois mesmo crianças são seres humanos em descoberta para a vida. São capazes e inteligentes, criativas, observadoras e curiosas. As crianças estão em fase de aprendizagem e o que se aprende nesta fase de Educação Infantil fica marcado para sempre em suas memórias. A criança de 0 a 6 anos deve ser tratada com respeito e sua aprendizagem deve ser a melhor possível, partindo do que se sabe para o mundo exterior.
O trabalho na Educação Infantil deve ser realizado considerando às diferenças de cada criança, e, para atuar na Educação Infantil deve-se obter informações através de estudo profundo de grandes teóricos e adotar princípios básicos que estão contidos nos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil. Para os (RCN) as instituições que oferecem esse tipo de educação devem estar embasadas nos seguintes princípios: O respeito à dignidade, o direito às brincadeiras, o acesso aos bens socioculturais e a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais.
Segundo Aurélio (1993 p. 156 e 197), um dos significados da palavra CUIDAR é “aplicar a atenção, o pensamento, a imaginação”, e, EDUCAR, significa “o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano”. Sendo assim, é possível integrar o educar e o cuidar na Educação Infantil, pois ambos caminham paralelamente no desenvolvimento das capacidades físicas, motoras e das habilidades socioafetivas, cognitivas, psicomotoras das crianças. Para que essa integração aconteça de verdade é necessária à cooperação de diversos profissionais, e, o professor deve propor atividades enriquecedoras e diversificadas para que a criança aprenda de modo significativo e com qualidade.  

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MEDITAR COM MANDALAS

Meditar com mandalas

Mandalas são imagens circulares usadas há milenios pelos povos ancestrais para expressar, através de um desenho, o contato humano com a energia divina da criação.
Nas mandalas estão expressas as relações entre o Homem e o Cosmos, entre a busca de conquistas, materiais e a energia espiritual que está por trás delas. É um caminho para o autoconhecimento.
Meditar olhando para o centro da mandala pode reordenar os processos mentais, trazendo paz e soluçoes para conflitos sobre os quais nem mesmo temos consciência.

Como meditar com mandalas

Sente-se numa posição confortável com a coluna ereta, colocando a mandala diante de seu rosto na parede. O centro da mandala deverá estar à altura dos seus olhos, numa distância de cerca de 60 cm.
Focalize sua atenção no centro da mandala.
Procure esvaziar sua mente, deixando que a mandala a preencha. Ela será reconstruída dentro de você.
Feita esta conexão, comece a pintar com amor, foco, propósito e objetivo. Você pode pintar uma mandala, por exemplo, meditando sobre harmonia no trabalho ou no lar.

Quando fazer? Onde?

Em casa, no parque, num passeio, no escritório... Não tem horário nem lugar especifico. o importante é deixar sua criatividade livre e solta.
Faça pelo mentos uma mandala a cada quinze dias, tire cópias e pinte à vontade. Faça quantas vezes quiser, com diferentes combinações de cores.(Livro meditação express - 10minutos que valem por todo o dia -CLENE SALLES, Editora Melhoramentos, 2009,  p.53 e 54)
As imagens abaixo baixei no endereço: http://www.4shared.com/file/8dqdgfDl/Mandalas_para_colorir.html
está em pasta zipada)



























quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FÁBULAS

A serpente e a lima.

Entrando uma serpente na casa de um ferreiro mordeu em uma lima, e como lhe esta resistisse, com mais força lhe aplicou os dentes; porém em vez de conseguir cravá-los, ficaram-lhe eles abalados, e a boca cheia de sangue. Então a lima lhe disse: e o que fazes, néscia, não vês que sou de aço, e de boa têmpera! Nem todas as serpentes do mundo me podem fazer mal; inerte lhes resisto, e se persistem, em pouco tempo ficam desdentadas.
MORALIDADE: Uma vida honesta e pura é como a lima: por mais que a serpente da calúnia lhe queira cravar os dentes, nada consegue.

O leão velho.

De velho e enfermo jazia moribundo um leão que, em moço, havia sido o terror das brenhas. Apareceu um javali, e, para vingar-se da antiga injúria, deu-lhe com o focinho, e foi-se; após o javali veio um touro; seguiram-se outros animais e cada qual se desforrava a seu modo. O leão sofria calado. Veio por fim um burro, e deu-lhe um coice: o leão não pode conter-se: Até aqui sofri resignado, disse, e a quantos insultos recebia opunha a lembrança do que tinha sido outrora, quando até do meu rugido todos esses tremiam; mas agora tu também, tu miserável burro!... Isto é morrer duas vezes!
MORALIDADE: Quando a desgraça acomete um homem, não falta quem venha com ele ajustar contas: o homem nobre e infeliz tudo sofre resignado; há porém burro tão burro e tão vil, que torna impossível a resignação.
As duas cadelas.

Sentindo-se na hora de parir, e não tendo onde acolher-se, pediu uma cadela à sua camarada que lhe emprestasse a sua cama. A outra, compadecida, atendeu-lhe, prometendo ela retirar-se logo que os filhinhos se pudessem arrastar. Chegou o dia da restituição, e não mostrando a hóspede muita vontade de cumprir o ajuste, pediu-lhe a compassiva o seu palheiro. A parida, porém, arreganhando os dentes: Retirar-me-ei, disse, se fores capaz de deitar-me fora a mim e aos meus. Tinha então consigo meia dúzia de cachorrinhos que já ladravam e sabiam morder.
MORALIDADE: Há assim muitos que, como a cadela mal agradecida, humildes imploram a caridade, e depois se levantam contra quem lhes valeu.
FÁBULAS
(imitadas de Esopo e La Fontaine)

FÁBULAS

O galo e a pérola.

Um galo andava catando em um monturo vermes ou migalhas que comesse. Deu com uma pérola, e exclamou: “Ah se te achara um lapidário! a mim porém de que vales? antes um grão de milho ou algum bichinho”. Disse foi-se buscando por diante seu parco alimento.
MORALIDADE: A riqueza só tem valor para quem a sabe aproveitar.

A mosca e o carro.

Ia uma mula puxando um carro estava ele pesadíssimo; a estrada era pedregosa e cheia de covas, e a mula suava dobrando de esforço, e tendo em paga as chicotadas do arreieiro. Uma mosca que estava então sobre a cabeça do animal, compadeceu-se dele e disse-lhe ao ouvido: “Pobrezinho, vou aliviar-te do meu peso; agora já poderás puxar o carro”.
MORALIDADE: Quanta gente, tendo a importância da mosca, tem igual presunção?
O leão, a vaca, a ovelha e a cabra.

Fizeram sociedade (quem tal diria?) uma cabra, uma vaca, e uma ovelha, com o leão, rei dos animais, e de parceria se puseram a caçar. Pilharam um veado, e para logo felicitando-se e esquecendo o cansaço, dividiram-no, em quatro partes. Chegou o leão e disse: “Esta é minha, pela lei do nosso ajuste: esta outra quero-a para mim, porque sou rei dos animais; a terceira me haveis de dar em obséquio à minha valentia; e quem tiver o arrojo de bulir na quarta há de haver-se comigo”. Os parceiros calaram-se: e que haviam de fazer? antes perder o seu quinhão do veado, do que ter a mesma sorte que ele.
MORALIDADE: Em tudo lidai com os vossos iguais; pois sereis os primeiros que pagareis a superioridade de vossos aliados.

O ladrão e o cão.
Quis um ladrão entrar em uma casa; mas para guardá-la havia um cão, que com seus latidos o impedia. Para fazê-lo calar-se, o ladrão atirou-lhe um pedaço de pão. Bem te entendo, disse o cão, queres que por esse pão te venda o meu senhor que me dá de comer toda a minha vida, e que me confiou a defesa do que é seu; guarde teu pão; hei de ladrar até que acorde a gente da casa; e se te pilho, fisgo-te os dentes que te hão de curar do ofício. Não podendo corromper essa fidelidade, nem iludir essa vigilância o ladrão foi ver se achava alguma casa mais descuidada.
MORALIDADE: Não acredites de leve na generosidade de quem mostra querer obsequiar-te, e nunca, por consideração alguma, atraiçoes aos que em ti houverem confiado.
Os membros e o estômago.

As mãos e os pés revoltaram-se um dia. Trabalhamos tanto, estamos em contínuo lidar e tudo é em proveito do estômago, que aí fica folgado, empregando em vantagem sua quanto adquirimos. Não estamos mais por isso, queremos folgar, e viva o estômago como puder. Admoestações, rogos, instâncias, nada valeu. O estômago ficou em jejum; mas para logo todo o corpo caiu em debilidade; braços, pernas, pés e mãos foram dos primeiros a sentir um entorpecimento, uma languidez que os assustou; compreenderam que iam morrendo; voltaram pois ao seu antigo ofício, e dentro em pouco, graças ao condescendente estômago, se acharam restituídos à antiga robustez.
MORALIDADE: Todos somos membros de um vasto corpo, que é a sociedade; cada um exerce funções especiais, mais subidas, mais humildes, porém todas indispensáveis pára a prosperidade e até para a existência de todos.
FÁBULAS
(imitadas de Esopo e La Fontaine)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO MATEMÁTICA

ORAÇÃO MATEMÁTICA

Mestre matemático que estais na sala,

Santificada seja a vossa prova,

Seja de Álgebra ou geometria,

O zero de cada dia não nos dai hoje,

Perdoai as nossas bagunças,

Assim como perdoamos os vossos teoremas,

Não nos deixais cair em recuperação,

Mais nos livrai da reprovação,

Amém


Ave matemático cheio de malícia,

O temor esteja convosco,

Bendita seja a prova de vossa cabeça,

Socorro!!!

Santa cola, mãe do aluno,

Rogai por nos agora

E no choro da má sorte,

Amém.

MÚSICAS QUE EU GOSTOPARA CANTAR COM OS ALUNOS

Deus está aqui neste momento
Composição: Carlos Papae

Deus está aqui neste momento
Tua presença é real em meu viver
Entregua tua vida e teus problemas
Fala com Deus, Ele te ajudará a vencer
Deus te trouxe aqui para aliviar o teu sofrimento
Ele é o autor da fé princípio e o fim em todos os momentos

Ainda que vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Deus estará contigo
O mundo pode até fazer alguém chorar
Mas Deus te quer sorrindo
Ainda que vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Deus estará contigo
O mundo pode até fazer alguém chorar
Mas Deus te quer sorrindo

Seja qual for o teu problema
Fala com Deus, Ele te ajudará a vencer
Transformando a dor em alegria
Deus é amor e não te deixará sofrer
Deus te trouxe aqui para aliviar o teu sofrimento
Ele é o autor da fé princípio e o fim em todos os momentos

Ainda que vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Deus estará contigo
O mundo pode até fazer alguém chorar
Mas Deus te quer sorrindo
Ainda que vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Deus estará contigo
O mundo pode até fazer alguém chorar
Mas Deus te quer sorrindo

Viverei e Viverás

No momento em que aceitei ao meu Jesus
Minha vida logo se modificou
Encontrei a paz, encontrei o amor
E hoje já não tenho mais rancor
Aprendi amar o próximo também
Perdoar aquele que me ofendeu
Deus ama você eu amo também
Por isso é que eu estou sempre a cantar, a cantar
Estarás com Cristo meu Senhor sempre a andar
Com Cristo eu aprendi a perdoar
Com Cristo para sempre viverei, viverás
E voce que anda neste mundo sem razão
Aprenda a perdoar o seu irmão
Viverei, viverás

Dona Felicidade
Composição: Michael Sullivan - Paulo Massadas

Lua lá no céu
Queijo, pão de mel
Na ponta do pincel
Mostra no papel
Aonde encontrar
A tal da Dona Felicidade
Perguntei pro céu
Perguntei pro mar
Pro mágico chinês
Mas parece ninguém sabe
Aonde a Felicidade
Resolveu de vez morar
Até que um anjo me disse
Que ela existe
E é tão fácil encontrar
Bem lá no fundo do peito
O amor é feito
É só você se entregar
E você vai ser muito feliz
É só na vida acreditar
E você vai ser muito feliz
É só na vida acreditar

MENSAGEM OFEREÇO UMA ROSA

CITAÇÃO DE D" AMBRÓSIO

A matemática vem passando por uma grande transformação. Isso é absolutamente natural. Os meios de observação, de coleção de dados e de processamento desses dados, que são essenciais na matemática, mudaram profundamente. Não que se tenha relaxado o rigor, mas, sem dúvida, o rigor científico hoje é de outra natureza.
D”Ambrósio (1996:58).


sábado, 12 de fevereiro de 2011

LETRA DE MÚSICA: Baile dos Passarinhos


Baile dos Passarinhos



Passarinho quer dançar
O rabicho balançar
Porque acaba de nascer
Tchu tchu tchu...

Passarinho quer dançar
Quer ter canto pra cantar
Alegria de viver
Tchu tchu tchu...

Seu biquinho quer abrir
As asinhas sacudir
E o rabicho remexer
Tchu tchu tchu...

Joelinho vai dobrar
Dois saltinhos só pra ver
Vamos voar

É dia de festa
Dança sem parar
E depois voar no azul
Cruzar de norte a sul
O céu e o mar

Passarinho quer dançar
O rabicho balançar
Porque acaba de nascer     
Tchu tchu tchu...

No seu ninho dançará
Passarinho passará
A alegria de viver
Tchu tchu tchu...

Seu biquinho quer abrir
As asinhas sacudir
E o rabicho remexer
Tchu tchu tchu...

Joelinho vai dobrar
Dois saltinhos só pra ver
Vamos voar

É dia de festa
Dança sem parar
E depois voar no azul
Cruzar de norte a sul
O céu e o mar



Histórico do salário mínimo no Brasil

Histórico do salário mínimo no Brasil:
            O salário mínimo surgiu no Brasil em meados da década de 30. A Lei nº 185 de janeiro de 1936 e o Decreto-Lei nº 399 de abril de 1938 regulamentaram a instituição do salário mínimo, e o Decreto-Lei nº 2162 de 1º de maio de 1940 fixou os valores do salário mínimo, que passaram a vigorar a partir do mesmo ano. O país foi dividido em 22 regiões (os 20 estados existente na época, mais o território do Acre e o Distrito Federal) e todas as regiões que correspondiam a estados foram divididas ainda em sub-região, num total de 50 sub-regiões. Para cada sub-região fixou-se um valor para o salário mínimo, num total de 14 valores distintos para todo o Brasil. A relação entre o maior e o menor valor em 1940 era de 2,67.
CONTINUE LENDO NO SITE:

           

ARTE COM PEDRAS








BRINQUEDO - SAPO BOCÃO



SUGESTÃO PARA SALAS DE LEITURA

Português e Inglês
Biografias dos autores escolhidos
Era uma vez... Utilização de textos da Revista Escola;
Contos, fábulas, poesias, piadas, charadas, charges, cordel
Leitura de imagens; horóscopo; anedotas... Expressões populares; erros populares; A origem das expressões;
Inglês: (mesma sugestão de Português- voltado para a Língua Inglesa)
Humor; curiosidades linguísticas, textos; letras de músicas; charges; poemas; frases;
Biografia de Personalidades da Língua Inglesa; Biografia de cantor/a inglesa
História e Geografia
O que é que a Bahia tem?
-Cultura; saúde; esporte; lazer; música; personalidades
As belezas de São Félix do Coribe
Curiosidades; pegadinhas; charadas; mapas; fotos de pessoas idosas; fotos da cidade pessoas ilustres; biografias; população;
Meu planeta; minha casa; minha rua; maquetes; moedas do mundo
A geografia em tudo;
A história dos meios de transporte; comidas e bebidas
Datas comemorativas
Matemática:
Curiosidades, Frases e pensamentos sobre matemática;
As 5 mulheres que se destacaram na história da matemática;
Piadas; pegadinhas; charges; Matemática na vida, no meio ambiente; matemática e música; a história da matemática; a história do dinheiro; a história do computador; a história do Tangram; a história da geometria; história da calculadora; matemáticos mais importantes; desafios matemáticos; Matemática e meio ambiente; Matemática e sexualidade; Matemática e saúde;  Matemática e sólidos geométricos; gráficos de barra, de setor, de linha (...); tabelas...PESOS E MEDIDAS
Economia (banco, bolsa de valores, cheque, moeda, real, salário mínimo)

Ciências:
Doenças sexualmente transmissíveis;
Gravidez;
Adolescência;
Corpo humano; saúde; meio ambiente; A história das drogas;  a história dos objetos de higiene; curiosidades;(...)

Dicas de Sites:

              http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
              http://mariorangelgeografo.blogspot.com/
http://www.historiadetudo.com/ (Site muito bom para todas as disciplinas): (Buscar assunto voltado para a sua área do conhecimento, para não repetir o mesmo conteúdo da colega de outra área)
www.profcardy.br ; www.somatematica.com (Site de Matemática)

BONECOS DE CAIXA DE LEITE

BONECOS DE CAIXA DE LEITE

Através dos bonecos:
- conte histórias
- ensine músicas
VISITE O SITE E VEJA AS IMAGENS

http://www.ideiasearte.com/2009/01/recurso-didtico-bonecos-de-caixa-de.html

O Sapo Não Lava o Pé

O Sapo Não Lava o Pé
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!!!

A Canoa Virou

A Canoa Virou

Composição: Braguinha
A canoa virou
Por deixá-la virar
Foi por causa da "Fulana"
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a "Fulana"
Do fundo do mar

O Cravo e a Rosa

O Cravo e a Rosa
Composição: Eliana / Julia Lins
O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pô-se a chorar.
O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pô-se a chorar.
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pô-se a chorar.
O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pô-se a chorar.

CIRANDA CIRANDINHA

Ciranda Cirandinha
Composição: Eliana / Dj Cuca / Dj Dançante
Ciranda , cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar (2x).
O anel que tu me destes,
Era vidro
E se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.
Ciranda , cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar (2x).
Por isso dona rosa
Entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá embora!
Ciranda , cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar (2x).
O anel que tu me destes,
Era vidro
e se quebrou.
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar (2x).
Por isso dona rosa
Entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá embora!
Ciranda , cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar (4x).