PLANO DE INTERVENÇÃO
Universidade Norte do Paraná - Virtual – Curso Normal Superior
Estagiário: Adeildes Alcântara dos Santos Fernandes
Turno: Noturno Módulo V Ano: 2006
Escola Municipal de 1º Grau João de Deus
Professor Regente: Iziara Magalhães Coimbra Chaves
Tema da Intervenção: Educação Ambiental: Uma Implicação na Qualidade de Vida
Período da Intervenção: 17/04/2006 a 05/05/2006
Tema Conteúdo: Sílaba Tônica
Disciplinas/Conteúdos:
* Língua Portuguesa: Expressão oral, sílaba tônica, leitura e interpretação de textos, produção textual;
* Ciências: Poluição da água; A água e o meio ambiente; Qualidade da água;
Matemática: Porcentagem;
* Geografia: Problemas sociais; Aumento populacional.
Duração da aula: 13h00min às 15h30min (150 minutos)
Objetivo Geral:
-Aplicar conteúdo de sílaba tônica interpretando textos relacionados ao meio ambiente para uma boa qualidade de vida, fazendo estudo reflexivo sobre a importância da água na vida dos seres vivos, conscientizando sobre o seu uso e conservação, numa perspectiva interdisciplinar.
Objetivos específicos:
-Apresentar textos diversos sobre o meio ambiente, apresentando informações sobre a sílaba tônica;
-Ser capaz de interpretar e relacionar as palavras do texto e identificar a sílaba tônica;
-Apresentar exercícios sobre a classificação da sílaba tônica;
-Desenvolver exercícios sobre a classificação da sílaba tônica;
-Produzir texto com coerência a partir do tema da intervenção.
Procedimentos Metodológicos (atividades propostas):
1º Momento: Acolhida da turma e conversa informal.
Organizarei a sala para receber os alunos, terei uma conversa informal sobre o tema da intervenção, Educação ambiental: uma implicação na qualidade de vida. Complementarei a aula com tetos informativos, literários, poético e musical. Ouviremos a música: O peixinho. Depois, cantarei com a turma e pedirei que analisem a letra da música, observando a importância da água na vida dos peixes, animais, vegetais e seres vivos. Pedirei que os alunos relacionem as situações do dia-a-dia nas quais se fez o uso da água.
2º Momento: Explicação do tema conteúdo.
Apresentarei o texto de Monteiro Lobato “Emília no País da Gramática” ressaltando o ambiente desse lugar. Farei a leitura do texto e explicarei a formação das palavras, a importância dos sons orais, e a função das letras na formação das palavras. Explicarei que cada palavra ao ser pronunciada possui uma sílaba mais forte que é denominada sílaba tônica.
Relacionarei a importância da acentuação gráfica das palavras, e sua modificação conforme a colocação do acento. Enfatizarei a importância de aprender gramática e ortografia para construirmos textos. Explicarei o conteúdo abordado, ouvindo as idéias e opiniões dos alunos.
3º Momento: Proposta de leitura de texto sobre a água.
Proporei a leitura coletiva dos textos: Água sabendo usar, nunca vai faltar; O bem-estar da população depende de uma água limpa e tratada; Água limpa e tratada. (Estes textos estarão ampliados expostos em um cartaz). Pedirei que os alunos relacionem as sílabas tônicas das palavras do texto e faça uma análise sobre a questão da conservação e tratamento da água.
4º Momento: Leitura e interpretação de texto reflexivo “A água e o meio ambiente”.
Distribuirei para cada aluno a cópia do texto “A água e o meio ambiente”, e pedirei que façam à leitura silenciosa e que circulem a sílaba tônica das palavras. Convidarei alguns alunos para fazerem leitura em voz alta para análise coletiva e interpretação do texto.
Explorarei o texto com a ajuda dos alunos.
5º Momento: Colagem de palavras do texto em cartaz de acordo a sílaba tônica.
Farei colagem de palavras do texto em cartaz de acordo a sua classificação silábica, e, deixarei exposto na sala.
6º Momento: Atividade Complementar do Conteúdo.
Distribuirei cópia de Caça-palavras para os alunos responderem, após todos concluírem, farei a correção no quadro, sanando eventuais dúvidas do conteúdo.
7º Momento: Produção textual, a partir de gravura.
Distribuirei cópia de uma ilustração contendo uma criança poluindo as águas de um rio, pedirei que as crianças observem e dêem suas opiniões. Discutiremos qual deveria ser a postura correta da situação que ilustra a figura. Após a discussão, farão à produção textual.
8º Momento: Avaliação coletiva da aula aplicada.
Pedirei que as crianças analisem como foi à aula, respondendo a algumas perguntas:
Que pena? Que bom? Que tal?
Cronograma:
Ações | Duração |
Recepcionar os alunos | 5 minutos |
Música: O peixinho | 10 minutos |
Apresentação do texto “Emília no País da Gramática”. | 10 minutos |
Explicação do tema conteúdo | 20 minutos |
Proposta de leitura coletiva e interpretação de texto, “Água sabendo usar, nunca vai faltar”. | 20 minutos |
Leitura silenciosa e exploração de texto: “A água e o meio ambiente” | 30minutos |
Colagem de palavras do texto em cartaz de acordo com sua classificação. | 10 minutos |
Responder atividades: Caça-palavras | 10 minutos |
Produção de texto e debate a partir da observação de uma ilustração | 30minutos |
Avaliação da aula pelos alunos, respondendo as perguntas: Que bom? Que pena? Que tal? | 5 minutos |
Recursos:
-Quadro, pincel;
- Aparelho de som/Cd;
- Cartaz gigante com o texto “Emilia no País da Gramática”;
- Painel gigante com os textos: - Água sabendo usar, nunca vai faltar, - O bem-estar da população depende de uma água limpa e tratada, - Água limpa e tratada.
- Xérox do texto “Água e o meio ambiente”;
- Palavras do texto recortadas com as silabas tônicas destacadas;
- Xérox da atividade de Caça-palavras;
_ Xérox da ilustração para produção de texto.
Avaliação:
A avaliação será feita em todas as etapas da aula, visando à aprendizagem significativa dos conteúdos para o aluno na construção do conhecimento e despertar para uma conscientização das práticas ambientais no dia-a-dia.
Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente e Saúde. V. 9. Brasília: Mec/ SEF, 1997.
NORONHA, Maria Eduarda; SOARES, Maria Luíza, Novo Construindo e aprendendo, Português (Ensino Fundamental), 3ª Série, editora Construir.
PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça, O Dia-a-Dia do Professor, p.70, 73, v. 6, editora: Fapi, LTDA.
PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça, O Dia-a-Dia do Professor, p. 138, 144, 145, v. 7, editora: Fapi, LTDA.
RADESPIEL, Maria, Alfabetização sem segredos, Passo a Passo Ensino Fundamental 3ª serie, 1º semestre p. 49 – 52 v. 2, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário