Séries: 8ª série/9º
ano
1. EMENTA:
Atendendo a Proposta Curricular de Matemática da Escola
Leônidas de Araújo Castro aplicaremos os conteúdos do livro A CONQUISTA DA MATEMÁTICA do autor
JOSÉ RUY GIOVANNI JR. E BENEDICTO CASTRUCCI, ano 2009, série 9º ano, dividido por unidades. Nos conteúdos estão inseridos
os eixos norteadores: Grandezas e medidas, Espaço e forma, Números e operações
e Tratamento de informação.
Na I Unidade
estudaremos noções elementares de estatística, potencias e propriedades e os Segmentos
proporcionais; Na II Unidade
veremos cálculo com radicais, equações
do 2º grau e semelhança; Na III Unidade
estudaremos função polinomial do 1º grau, relações métricas no triangulo
retângulo, relações trigonométricas nos triângulos; Na IV Unidade veremos função
polinomial do 2º grau, áreas das figuras geométricas planas, estudo da
circunferência e do círculo.
2. CONTEÚDOS:
8ª Série/ 9º Ano
1ª
unidade 21/02 a 06/05
-Noções
elementares de estatística
-Potencias e
propriedades
-Segmentos
proporcionais
2ª
Unidade - 09/05 a 08/07
-Calculando com
radicais
-Equações do 2º
grau
-Semelhança
3ª
Unidade - 01/08 a 14/10
-Função
polinomial do 1º grau
-Relações
métricas no triangulo retângulo
-Relações
trigonométricas nos triângulos
4ª
Unidade – 24/10 a 20/12
-Função
polinomial do 2º grau
-Áreas das
figuras geométricas planas
-Estudando a
circunferência e o circulo
3. OBJETIVOS
GERAIS:
1.
Ser
capaz de assumir uma atitude de interesse
nas diferentes situações que favorecem a aprendizagem Matemática.
2.
Ser
capaz de perceber a importância dos números, suas prioridades, suas
inter-relações,seus significados e o modo como historicamente foi construído,
bem como sua eficácia na resolução de situações-problema no seu cotidiano.
3.
Ser
capaz de associar números variáveis nas operações identificando e conhecendo
expressões algébricas
4.
Ser
capaz de ver que a geometria, contribui para aprendizagem dos números e
medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a
aplicação de propriedades e a transformação de figuras.
5.
Compreender
o significado das medidas, a partir de situações-problema que expressam seu uso
no contexto social e em outras áreas do conhecimento e que possibilitem a
comparação de grandezas de mesma natureza.
6.
Ser
capaz de utilizar-se da estatística, em função de seu uso atual para
compreender as informações veiculadas em seu contexto.
4. OBJETIVOS
ESPECIFICOS
OBJETIVOS
ESPECIFICOS 1.
·
Desenvolver
a capacidade de investigação e ter
perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias de
verificação e controle dos resultados.
·
Manifestar
interesse para utilizar as diferentes representações matemáticas que se adaptam
com mais precisão e funcionalidade a cada situação-problema de maneira que
facilite sua compreensão e análise.
·
Valorizar
o trabalho coletivo, colaborando na interpretação de situações-problema,
na elaboração de estratégias de
resolução e na sua validação.
·
Analisar
criticamente informações e opiniões veiculadas na mídia, suscetíveis de ser
analisadas à luz dos conhecimentos matemáticos.
·
Interessar
para comparar diferentes métodos e processos na resolução de um problema,
analisando semelhanças e diferenças entre eles e justificando-os.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS 2.
·
Desenvolver
estratégias de verificação e controle de resultados através do cálculo mental e
da calculadora.
·
Reconhecer
que os números racionais admitem diferentes representações na forma
fracionária.
·
Representar
os números naturais e os números inteiros na reta numérica.
·
Compreender
a diferença do conjunto dos números naturais, inteiros e racionais e sua
aplicação no cotidiano.
·
Representar
na reta numérica os números naturais, inteiros e racionais e estabelecer
critérios de comparação e ordenação.
·
Identificar
a variação entre duas grandezas e representá-la no plano cartesiano.
·
Compreender
o significado e solucionar problemas que envolvam equações, inequações e sistema
de equações do primeiro grau.
·
Resolver
situações-problema, presentes no cotidiano, que envolvam sistemas de equações
com duas variáveis.
·
Resolver
situações-problema envolvendo números decimais e frações, incluindo
determinação de frações geratrizes das dízimas.
·
Identificar
e operacionalizar as propriedades fundamentais (adição, subtração,
multiplicação e divisão) da potenciação e da radiciação.
·
Resolver
problemas usando diversos modelos de equações do segundo grau, e os vários
métodos existentes.
·
Identificar
a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de
números ou figuras (padrões).
OBJETIVOS
ESPECIFICOS 3.
·
Localizar-se
no tempo e no espaço, a partir do desenvolvimento da lateralidade, e noção de
distância, espaço e tempo.
·
Identificar
formas planas, não-planas, poliedros e não-poliedros.
·
Resolver
situações-problema que envolva cálculo de perímetro, área e volume.
·
Demonstrar
o teorema de Tales (relação entre feixes de retas paralelas e duas secantes).
·
Reconhecer
círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
·
Identificar
as posições relativas entre retas e circunferência e entre duas
circunferências.
·
Demonstrar
o teorema de Pitágoras.
·
Resolver
problemas significativos envolvendo as relações métricas no triângulo retângulo
e entre triângulos quaisquer.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS 4.
·
Comparar
e estimar medidas de grandezas por meio de estratégias pessoais ou
convencionais utilizando unidade de medidas na resolução de problemas.
·
Desenvolver
a capacidade de tratar as diferentes grandezas como comprimento, massa,
capacidade, temperatura.
·
Ser
capaz de resolver problemas usando grandeza determinada pela razão ou produto
de duas outras como: velocidade, energia elétrica, densidade demográfica, etc..
·
Conhecer
e utilizar instrumentos adequados para medir e analisar a interdependência
entre grandezas e expressá-la algebricamente.
·
Desenvolver
a compreensão de proporcionalidade e sua aplicabilidade na resolução de
situações-problema.
·
Identificar
grandezas que variem de forma diretamente proporcional, inversamente
proporcional e não proporcional.
·
Resolver
situações-problema envolvendo porcentagem e juros.
·
Interpretar
porcentagens e representá-las de diferentes formas, relacionando-as a razões.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS 5.
·
Ser
capaz de coletar e organizar dados utilizando estratégias pessoais e
convencionais de classificação para interpretar as informações veiculadas no
dia-a-dia.
·
Interpretar
informações organizadas e representadas em lista, tabelas, diagramas e gráficos
referentes a uma determinada situação.
·
Utilizar
as razões trigonométricas para resolver problemas.
·
Perceber
o poder da Matemática na organização do pensamento envolvendo possibilidade,
identificar estratégias de síntese, transmissão e interpretação de dados.
·
Construir
o conceito de probabilidade e sua aplicação na resolução de situações problema
simples, identificando sucessos possíveis, sucessos seguros e as situações de
sorte.
·
Ser
capaz de fazer agrupamentos que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio combinatório
e a compreensão do princípio multiplicativo para sua aplicação no cálculo de
probabilidade.
·
Identificar
possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-los
usando estratégias pessoais.
·
Utilizar
adequadamente calculadora, computador e outros recursos tecnológicos
disponíveis.
5. PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
·
Aula
expositiva no quadro
·
Vídeos
de motivação pessoal.
·
Trabalhar
com dobraduras
·
Utilização
de balança.
·
Confecção
de cartaz com os símbolos dos números inteiros.
·
Confecção
de disco (círculo) de diferentes tamanhos.
·
Situações
do dia a dia – extratos bancários.
·
História
da Matemática.
·
Produção
de texto com os números usados no dia a dia.
·
Confecção
de tabelas e formulação de problemas.
·
Jogos
da tabuada (bingo das operações).
·
Torta
na cara.
·
Exploração
da calculadora.
·
Exibição
de filmes curtos falando sobre a importância da Matemática.
·
Utilização
de régua, compasso, esquadro e outros.
·
Construção
de figuras bi e tri dimensional.
·
Realização
de cálculos individuais, em duplas e em
grupos.
·
Leituras
de dados, gráficos e tabelas.
·
Exploração
das atividades do livro didático e outros.
·
Atividades
xerocadas para verificação da aprendizagem.
·
Construção
de gráficos das funções do 1º e 2º grau.
·
Utilização
de formas geométricas do cotidiano para cálculo de perímetro e área.
·
Exercícios
de memorização e aprendizagem.
6. AVALIAÇÃO
A avaliação
do desempenho da aprendizagem em Matemática deve considerar as orientações da
Proposta de Avaliação das Escolas Públicas Municipais de São Félix do Coribe e,
dentro das especificidades da linguagem matemática, na perspectiva da
intervenção pedagógica, o processo avaliativo proporcionará compreender o
desempenho do estudante, observando, conforme conteúdos propostos para sua
série/ano, se é capaz de:
-
Interpretar uma situação-problema, distinguir as informações necessárias das
supérfluas, planejar a resolução, identificar informações que necessitam ser
levantadas, estimar (ou prever) soluções possíveis, decidir sobre procedimentos
de resolução a serem utilizados, investigar, justificar, argumentar e comprovar
a validade de resultados e apresentá-los de forma organizada e clara.
-
Resolver situações-problema com números naturais, racionais, inteiros e
irracionais aproximados por racionais, em diversos contextos, selecionando e
utilizando procedimentos de cálculo (exato ou aproximado, escrito ou mental),
em função da situação-problema proposta.
-
Resolver situações-problema por meio de equações (incluindo sistemas de
equações do primeiro grau com duas incógnitas) aplicando as propriedades da
igualdade para determinar suas soluções e analisá-las no contexto da
situação-problema enfocada.
-
Resolver situações-problema (escalas, porcentagem e juros simples) que envolvem
a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais, utilizando
estratégias como as regras de três; de representar, em um sistema de
coordenadas cartesianas, a variação de grandezas envolvidas em um fenômeno,
analisando e caracterizando o comportamento dessa variação em diretamente proporcional,
inversamente proporcional ou não-proporcional.
-
Perceber que, por meio de diferentes transformações de uma figura no plano
(translações, reflexões em retas, rotações), obtêm-se figuras congruentes e,
por meio de ampliações e reduções, obtêm-se figuras semelhantes e de aplicar as
propriedades da congruência e as da semelhança em situações-problema.
Obter
medidas de grandezas, utilizando unidades e instrumentos convenientes (de
acordo com a precisão desejável), representar essas medidas, fazer cálculos com
elas e arredondar resultados; bem como resolver situações que envolvem
grandezas determinadas pela razão de duas outras (como densidade demográfica e
velocidade).
-
Ler e interpretar dados estatísticos registrados em tabelas e gráficos, como
também elaborar instrumentos de pesquisa e organizar os dados em diferentes
tipos de gráficos, determinando algumas medidas de tendência central da
pesquisa, indicando qual delas é a mais adequada para fazer inferências.
-
Resolver problemas de contagem utilizando procedimentos diversos, inclusive o
princípio multiplicativo e de construir o espaço amostral de eventos
equiprováveis, indicando a probabilidade de um evento por meio de uma razão.
Sensacional! Adorei tudo!!!
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