terça-feira, 12 de março de 2013

Plano anual de Matemática 9º ano / 8ª série



Séries: 8ª série/9º ano

1.    EMENTA:
Atendendo a Proposta Curricular de Matemática da Escola Leônidas de Araújo Castro aplicaremos os conteúdos do livro A CONQUISTA DA MATEMÁTICA do  autor JOSÉ RUY GIOVANNI JR. E BENEDICTO CASTRUCCI, ano 2009, série 9º ano, dividido por unidades. Nos conteúdos estão inseridos os eixos norteadores: Grandezas e medidas, Espaço e forma, Números e operações e Tratamento de informação.
Na I Unidade estudaremos noções elementares de estatística, potencias e propriedades e os Segmentos proporcionais; Na II Unidade  veremos  cálculo com radicais, equações do 2º grau e semelhança; Na III Unidade  estudaremos função polinomial do 1º grau, relações métricas no triangulo retângulo, relações trigonométricas nos triângulos; Na IV Unidade veremos função polinomial do 2º grau, áreas das figuras geométricas planas, estudo da circunferência e do círculo.

2.    CONTEÚDOS: 8ª Série/ 9º Ano
1ª unidade 21/02 a 06/05
-Noções elementares de estatística
-Potencias e propriedades
-Segmentos proporcionais

2ª Unidade - 09/05 a 08/07
-Calculando com radicais
-Equações do 2º grau
-Semelhança

3ª Unidade - 01/08 a 14/10
-Função polinomial do 1º grau
-Relações métricas no triangulo retângulo
-Relações trigonométricas nos triângulos

4ª Unidade – 24/10 a 20/12
-Função polinomial do 2º grau
-Áreas das figuras geométricas planas
-Estudando a circunferência e o circulo

3.    OBJETIVOS GERAIS:
1.            Ser capaz de assumir uma atitude de interesse  nas diferentes situações que favorecem a aprendizagem Matemática.
2.            Ser capaz de perceber a importância dos números, suas prioridades, suas inter-relações,seus significados e o modo como historicamente foi construído, bem como sua eficácia na resolução de situações-problema no seu cotidiano.
3.            Ser capaz de associar números variáveis nas operações identificando e conhecendo expressões algébricas
4.            Ser capaz de ver que a geometria, contribui para aprendizagem dos números e medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a aplicação de propriedades e a transformação de figuras.
5.            Compreender o significado das medidas, a partir de situações-problema que expressam seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento e que possibilitem a comparação de grandezas de mesma natureza.
6.            Ser capaz de utilizar-se da estatística, em função de seu uso atual para compreender as informações veiculadas em seu contexto.

4.    OBJETIVOS ESPECIFICOS
OBJETIVOS ESPECIFICOS 1.
·                    Desenvolver a capacidade de investigação e  ter perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias de verificação e controle dos resultados.
·                    Manifestar interesse para utilizar as diferentes representações matemáticas que se adaptam com mais precisão e funcionalidade a cada situação-problema de maneira que facilite sua compreensão e análise.
·                    Valorizar o trabalho coletivo, colaborando na interpretação de situações-problema, na  elaboração de estratégias de resolução e na sua validação.
·                    Analisar criticamente informações e opiniões veiculadas na mídia, suscetíveis de ser analisadas à luz dos conhecimentos matemáticos.
·                    Interessar para comparar diferentes métodos e processos na resolução de um problema, analisando semelhanças e diferenças entre eles e justificando-os.

OBJETIVOS ESPECIFICOS 2.
·                    Desenvolver estratégias de verificação e controle de resultados através do cálculo mental e da calculadora.
·                    Reconhecer que os números racionais admitem diferentes representações na forma fracionária.
·                    Representar os números naturais e os números inteiros na reta numérica.
·                    Compreender a diferença do conjunto dos números naturais, inteiros e racionais e sua aplicação no cotidiano.
·                    Representar na reta numérica os números naturais, inteiros e racionais e estabelecer critérios de comparação e ordenação.
·                    Identificar a variação entre duas grandezas e representá-la no plano cartesiano.
·                    Compreender o significado e solucionar problemas que envolvam equações, inequações e sistema de equações do primeiro grau.
·                    Resolver situações-problema, presentes no cotidiano, que envolvam sistemas de equações com duas variáveis.
·                    Resolver situações-problema envolvendo números decimais e frações, incluindo determinação de frações geratrizes das dízimas.
·                    Identificar e operacionalizar as propriedades fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) da potenciação e da radiciação.
·                    Resolver problemas usando diversos modelos de equações do segundo grau, e os vários métodos existentes.
·                    Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões).

OBJETIVOS ESPECIFICOS 3.
·                    Localizar-se no tempo e no espaço, a partir do desenvolvimento da lateralidade, e noção de distância, espaço e tempo.
·                    Identificar formas planas, não-planas, poliedros e não-poliedros.
·                    Resolver situações-problema que envolva cálculo de perímetro, área e volume.
·                    Demonstrar o teorema de Tales (relação entre feixes de retas paralelas e duas secantes).
·                    Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
·                    Identificar as posições relativas entre retas e circunferência e entre duas circunferências.
·                    Demonstrar o teorema de Pitágoras.
·                    Resolver problemas significativos envolvendo as relações métricas no triângulo retângulo e entre triângulos quaisquer.

OBJETIVOS ESPECIFICOS 4.
·                    Comparar e estimar medidas de grandezas por meio de estratégias pessoais ou convencionais utilizando unidade de medidas na resolução de problemas.
·                    Desenvolver a capacidade de tratar as diferentes grandezas como comprimento, massa, capacidade, temperatura.
·                    Ser capaz de resolver problemas usando grandeza determinada pela razão ou produto de duas outras como: velocidade, energia elétrica, densidade demográfica, etc..
·                    Conhecer e utilizar instrumentos adequados para medir e analisar a interdependência entre grandezas e expressá-la algebricamente.
·                    Desenvolver a compreensão de proporcionalidade e sua aplicabilidade na resolução de situações-problema.
·                    Identificar grandezas que variem de forma diretamente proporcional, inversamente proporcional e não proporcional.
·                    Resolver situações-problema envolvendo porcentagem e juros.
·                    Interpretar porcentagens e representá-las de diferentes formas, relacionando-as a razões.

OBJETIVOS ESPECIFICOS 5.
·                    Ser capaz de coletar e organizar dados utilizando estratégias pessoais e convencionais de classificação para interpretar as informações veiculadas no dia-a-dia.
·                    Interpretar informações organizadas e representadas em lista, tabelas, diagramas e gráficos referentes a uma determinada situação.
·                    Utilizar as razões trigonométricas para resolver problemas.
·                    Perceber o poder da Matemática na organização do pensamento envolvendo possibilidade, identificar estratégias de síntese, transmissão e interpretação de dados.
·                    Construir o conceito de probabilidade e sua aplicação na resolução de situações problema simples, identificando sucessos possíveis, sucessos seguros e as situações de sorte.
·                    Ser capaz de fazer agrupamentos que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio combinatório e a compreensão do princípio multiplicativo para sua aplicação no cálculo de probabilidade.
·                    Identificar possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-los usando estratégias pessoais.
·                    Utilizar adequadamente calculadora, computador e outros recursos tecnológicos disponíveis.

5.    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

·         Aula expositiva no quadro
·         Vídeos de motivação pessoal.
·         Trabalhar com dobraduras
·         Utilização de balança.
·         Confecção de cartaz com os símbolos dos números inteiros.
·         Confecção de disco (círculo) de diferentes tamanhos.
·         Situações do dia a dia – extratos bancários.
·         História da Matemática.
·         Produção de texto com os números usados no dia a dia.
·         Confecção de tabelas e formulação de problemas.
·         Jogos da tabuada (bingo das operações).
·         Torta na cara.
·         Exploração da calculadora.
·         Exibição de filmes curtos falando sobre a importância da Matemática.
·         Utilização de régua, compasso, esquadro e outros.
·         Construção de figuras bi e tri dimensional.
·         Realização de cálculos individuais, em duplas  e em grupos.
·         Leituras de dados, gráficos e tabelas.
·         Exploração das atividades do livro didático e outros.
·         Atividades xerocadas para verificação da aprendizagem.
·         Construção de gráficos das funções do 1º e 2º grau.
·         Utilização de formas geométricas do cotidiano para cálculo de perímetro e área.
·         Exercícios de memorização e aprendizagem.


6.    AVALIAÇÃO
A avaliação do desempenho da aprendizagem em Matemática deve considerar as orientações da Proposta de Avaliação das Escolas Públicas Municipais de São Félix do Coribe e, dentro das especificidades da linguagem matemática, na perspectiva da intervenção pedagógica, o processo avaliativo proporcionará compreender o desempenho do estudante, observando, conforme conteúdos propostos para sua série/ano, se é capaz de:

- Interpretar uma situação-problema, distinguir as informações necessárias das supérfluas, planejar a resolução, identificar informações que necessitam ser levantadas, estimar (ou prever) soluções possíveis, decidir sobre procedimentos de resolução a serem utilizados, investigar, justificar, argumentar e comprovar a validade de resultados e apresentá-los de forma organizada e clara.
- Resolver situações-problema com números naturais, racionais, inteiros e irracionais aproximados por racionais, em diversos contextos, selecionando e utilizando procedimentos de cálculo (exato ou aproximado, escrito ou mental), em função da situação-problema proposta.
- Resolver situações-problema por meio de equações (incluindo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas) aplicando as propriedades da igualdade para determinar suas soluções e analisá-las no contexto da situação-problema enfocada.
- Resolver situações-problema (escalas, porcentagem e juros simples) que envolvem a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais, utilizando estratégias como as regras de três; de representar, em um sistema de coordenadas cartesianas, a variação de grandezas envolvidas em um fenômeno, analisando e caracterizando o comportamento dessa variação em diretamente proporcional, inversamente proporcional ou não-proporcional.
- Perceber que, por meio de diferentes transformações de uma figura no plano (translações, reflexões em retas, rotações), obtêm-se figuras congruentes e, por meio de ampliações e reduções, obtêm-se figuras semelhantes e de aplicar as propriedades da congruência e as da semelhança em situações-problema.
Obter medidas de grandezas, utilizando unidades e instrumentos convenientes (de acordo com a precisão desejável), representar essas medidas, fazer cálculos com elas e arredondar resultados; bem como resolver situações que envolvem grandezas determinadas pela razão de duas outras (como densidade demográfica e velocidade).
- Ler e interpretar dados estatísticos registrados em tabelas e gráficos, como também elaborar instrumentos de pesquisa e organizar os dados em diferentes tipos de gráficos, determinando algumas medidas de tendência central da pesquisa, indicando qual delas é a mais adequada para fazer inferências.
- Resolver problemas de contagem utilizando procedimentos diversos, inclusive o princípio multiplicativo e de construir o espaço amostral de eventos equiprováveis, indicando a probabilidade de um evento por meio de uma razão.