sábado, 9 de julho de 2011

PROJETO COPA DO MUNDO 2010

IDENTIFICAÇÃO:



Escola Municipal Leônidas de Araújo Castro

Endereço: Rua Clériston Andrade, S/N, Centro, São Félix do Coribe, Bahia.

Telefone: (77) 3491-1709

Diretora: Aglauci Silva Braga

Vices-diretora: Maria Neusa Santos Matos, Maria de Lourdes.

Coordenadora Pedagógica: Rita Teles

Projeto interdisciplinar: Copa do Mundo 2010

Público alvo: Comunidade Escolar

Duração: Dois meses (maio e junho)



PROJETO COPA DO MUNDO 2010





INTRODUÇÃO:

A Copa do Mundo é um acontecimento que fascina milhões de pessoas no mundo inteiro, como é um tema atual       e de interesse de todos conversei com a diretora e os professores de Matemática sobre o desejo de elaborar um projeto voltado para este tema que envolvesse toda a comunidade escolar e se expandisse para as ruas da cidade. Marcamos uma reunião dia com todos os professores e amadurecemos a idéia do projeto, cada um se dispôs a ajudar no que fosse preciso, trabalharia os conteúdos voltados para a copa do mundo na África do Sul e cada disciplina focaria as temas de maior interesse para os estudantes explorarem, discutirem e pesquisarem.

O Projeto envolveu toda a escola, ou seja, alunos do fundamental I e II, professores, funcionários. A participação dos pais seria nas pesquisas propostas para as turmas e a comunidade ajudaria na organização de todo o evento do desfile de abertura dos jogos que aconteceria dia 11 de junho, sexta-feira, às 07h30min.

O Projeto foi relevante, pois todos se sentiram muito felizes com os conteúdos trabalhados, a escola estava toda arrumada no ritmo da Copa do Mundo 2010. Foi espalhado bandeiras de todos os países participantes, os mascotes de todas as copas do mundo, enfim, vários cartazes com diversas informações. O dia mais esperado era o dia do desfile onde foram distribuídos pelotões representando a arte da África do Sul, a cultura, os principais líderes, todos os mascotes de todas as copas, os times de futebol, a torcida, hinos de torcida, músicas de todas as copas, as bandeiras de todos os países.





JUSTIFICATIVA:

Sendo a Copa do Mundo um episódio que ocorre de quatro em quatro anos e que envolve diversas situações de aprendizagens significativas em todas as áreas do conhecimento, além de tudo é um acontecimento que envolve o futebol e o time brasileiro está entre os classificados que disputam o troféu não poderíamos deixar de aproveitar esta oportunidade e trazer para a escola todas as aprendizagens que pudermos para conhecermos melhor um pouco do país que sedia esta copa e todo o conjunto que envolve esse acontecimento.





PROPOSTAS DE CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS PELAS ÁREAS DO CONHECIMENTO:  

*Matemática:

  • Cálculos envolvendo as quatro operações: Consumo durante os jogos.
  • Capital envolvido como os custos das despesas e rendas das cidades sedes da copa 2010.
  • Números inteiros positivos e negativos. Saldos de gol.
  • Gráficos, tabelas.
  • Os estádios e os gastos.
  • Estrutura financeira e organização espacial para receber os torcedores e jogadores.
  • Formas geométricas de um estádio.
  • Perímetro, área, funções, equações, sistemas de duas equações.

*Ciências:

  • Hidratação e Futebol
  • Nutrição no Futebol.
  • Alerta sobre o uso de dopings, bebidas alcoólicas e drogas.

*Geografia

  • Localização - Continente Africano.
  • Fronteiras da África.
  • As duas Áfricas.
  • Bandeiras dos países participantes da Copa com algumas curiosidades como: moeda, cultura principal, Hino, população, língua...

*Inglês

  • Frases e expressões.
  • Numerais.
  • Interpretação de textos sobre a copa.

*História


  • História das Copas.
  • História da África.

·         A bola da vez.


*Artes:

  • Confecção das mascotes de todas as copas.
  • Músicas das Copas.
  • Hino dos países.
  • Pintura, recorte, colagem.
  • Painéis, cartazes.
  • Arte africana.

*Português:

  • A influência africana na Língua Portuguesa
  • Literatura da África do Sul
  • Letra de música (leitura e interpretação): Aquarela do Brasil, Lá vai Brasil, Hino dos países participantes.
  • Produção de textos, artigos, relatórios e poesia sobre futebol.
  • Curiosidades sobre a África do Sul.

*Educação Física

  • Condicionamento físico dos jogadores.
  • Preparação, treino.

  • Coreografia de alguma música com o tema da copa.
  • Jogos de futebol na Praça do Forró com os pequenos.

*Ensino Religioso:

  • Orientação sobre Palavrões durante os jogos.
  • Paz entre os povos.
  • Solidariedade, justiça, igualdade, união.





OBJETIVO GERAL:

            O Projeto Copa do Mundo 2010 tem por objetivo envolver todos os participantes neste acontecimento que abrange muita cultura e conhecimento em todas as áreas e fazer com que todos percebam que este é um momento muito propicio para estudarmos um pouco a história dos países envolvidos, suas culturas, e tudo que engloba esse evento tão importante para o mundo.





OBJETIVO ESPECIFICOS:

  • Envolver toda a comunidade na participação desse evento.
  • Apresentar as mascotes de todas as copas.
  • Conhecer, valorizar as culturas de alguns países que participam da copa.
  • Conhecer a história das copas.
  • Conhecer o hino da Copa do Mundo 2010.
  • Conhecer a história da África do sul.
  • Identificar cada país e um pouco de sua história.
  • Distinguir as bandeiras dos países envolvidos.
  • Venerar e compreender o trabalho coletivo.
  • Produzir poesias, textos sobre o futebol.
  • Interpretar letras de músicas sobre futebol.





DESENVOLVIMENTO:

  • Desfile de abertura da Copa do Mundo pelas ruas principais da cidade.
  • Pesquisas em jornais e revistas sobre os jogos, história dos países que estão disputando os jogos, história das bolas usadas nas copas do mundo, confecção de Bandeiras dos países envolvidos, confecção de máscaras e roupas das mascotes de todas as copas, confecção de bandeiras para as torcidas, confecção de faixas com frase de Mandela, reprodução de foto de Nelson Mandela.
  • Confecção de vestimentas das mulheres da África, ornamentação do carro das mascotes para o desfile.
  • Organização do evento do desfile com distribuição dos pelotões.







RESULTADO:

Espera se que os discentes aprendam um pouco sobre o continente africano e absorvam conhecimentos variados em todas as áreas do conhecimento sobre a estrutura dos jogos de uma copa do mundo, e compreendam a importância desse evento para o país que sedia a copa.



BIBLIOGRAFIA:

Cada professor fará junto com os alunos à bibliografia que deverá ser consultada de acordo a área do conhecimento.

SUGESTÕES: Artigos de internet; Jornal Mundo Jovem; Revista Escola; Noticiários de jornal; Vídeos com jogos da copa do mundo.
































Um comentário: