PLANO DE INTERVENÇÃO (1)
Serie: Jardim III
Tema da intervenção: Higiene e Saúde
Duração: 4 horas
Língua Portuguesa: Textos informativos; leitura e escrita; pintura, música (ouvir e cantar); teatro de fantoches.
Matemática: Classificação de diferentes objetos; números de 1 a 20.
Natureza e Sociedade: Higiene e Saúde; Hábitos de higiene; Saúde bucal.
Objetivo geral:
· Destacar a importância da higiene para a saúde.
Objetivos específicos:
· Demonstrar a importância da higiene para a saúde e uma vida saudável.
· Manter hábitos de higiene diários para manter a saúde física.
· Cuidar do corpo utilizando os objetos de higiene necessários.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Acolhida da turma.
· Organizarei a sala em círculo para receber os alunos, em seguida faremos uma oração, depois cantaremos a música da semana.
Cantemos felizes a canção do dia hoje é terça-feira dia de alegria. A escola nos ensina que devemos trabalhar que o estudo é importante trabalhemos sem parar. (bis)
· Ouviremos e cantaremos a música “O ratinho tomando banho”. CD Pé de Moleque Vol.2.
· Farei uma sondagem sobre o conhecimento dos alunos em relação à higiene e saúde.
2º Momento:
· Contarei uma história para a turma utilizando fantoches. O título da história é: De mal com o “banho”, de Júlia Vehuiah. Durante a narração da história questionarei a turma com perguntas do tipo: Você gosta de tomar banho? Quantos banhos você toma por dia? Você prefere tomar banho com água fria ou com água quente? Com estas perguntas estarei enfatizando sobre a necessidade da higiene corporal para ter uma boa saúde.
3º Momento:
· Demonstração de materiais utilizados na higiene pessoal. Pedirei as crianças para se sentarem no chão, depois utilizarei um saco de TNT com vários objetos de higiene dentro como: sabonete, sabão, detergente, escova de dente, creme dental, fio dental, pente, xampu, toalha, chuveiro, papel higiênico, pára-unha, cotonete, alicate, desodorante, bucha de banho, tesoura, lixa, água. Obs.: Farei os nomes dos objetos em uma ficha. Ao retirar o objeto do saco mostrarei a ficha com o nome do objeto.
· Explicarei as crianças que o saco é mágico e dentro tem muitas surpresas e elas devem adivinhar. Antes de retirar os objetos do saco cantarei a paródia da música “Ciranda Cirandinha”.
“Dentro do saco minha gente uma coisa vou tirar, o menino que é sabido logo vai adivinhar”. (bis)
· Solicitarei que os alunos cantem os versinhos em coro. Ao retirar o objeto do saco farei perguntas: O que é isto? Para que serve? Você costuma usar? Que cor tem? Que formato tem? Tem cheiro de quê? Como é feito? Ele é caro ou barato? Para que serve? Onde usamos? É pequeno ou grande? É leve ou pesado? À medida que for tirando os objetos explicarei a sua utilidade e necessidade na higiene.
· As fichas com os nomes dos objetos ficarão expostas na sala.
· Explorarei o texto no cartaz “Sou bonitão”
4º Momento:
· Distribuirei para cada aluno a cópia de tarefas relacionadas à higiene e saúde. Esta tarefa contém atividades de leitura, escrita e pintura. Durante as atividades orientarei as crianças na execução das mesmas.
5º Momento:
· Orientarei as crianças para que lavem as mãos antes do lanche. Após terminarem iremos para o parque. Cantaremos a música do lanche: “Meu lanchinho”.
6º Momento:
· Ao retornar do parque orientarei as crianças para escovação dentária.
· Demonstrarei para as crianças através de um teatro com o título “Saúde começa pela boca” Gil Berto Cândido Lopes a importância da escovação dentária para a saúde bucal.
· Pedirei que os alunos formem duplas para jogarem o jogo da memória com os objetos de higiene.
7º Momento:
· Utilizarei o livro do aluno para aplicação de tarefa de casa. Tema: Cuidados com o corpo.
8º Momento:
· Despedirei dos alunos e agradecerei a participação de cada um.
· Entregarei as crianças para os pais ou responsáveis na saída da sala.
Recursos:
Quadro, pincel, cartaz com o texto: “Sou bonitão”, aparelho de som, CD, fantoches, folha de ofício, xérox de atividades, lápis de cor, objetos da higiene pessoal: sabonete, sabão, detergente, escova de dente, creme dental, fio dental, pente, xampu, toalha, chuveiro, papel higiênico, pára-unha, cotonete, alicate, desodorante, bucha de banho, tesoura, lixa, água. Saco de TNT.
Avaliação:
A avaliação será feita em todas as etapas da aula, através de observação da participação dos alunos antes, durante e depois da aplicação do conteúdo, visando à aprendizagem significativa dos conteúdos na construção do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário