PLANO DE INTERVENÇÃO (5)
Dia da semana: Segunda-feira
Português: Poesia “As Frutas”, leitura e interpretação, música “Pomar”, história.
Matemática: Recorte, colagem, contagem.
Natureza e Sociedade: Alimentação saudável
Objetivos gerais:
· Perceber que a qualidade dos alimentos que ingerimos e sua higiene são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo.
Objetivos específicos:
· Cantar a música o pomar.
· Ouvir história sobre os alimentos.
· Apresentar poesia sobre a alimentação.
· Recitar poesia em grupos.
· Relacionar os alimentos quanto à origem.
· Compreender a importância da higiene na alimentação.
· Caracterizar os alimentos de origem vegetal.
· Realizar atividade escrita de produção de desenho das frutas preferidas.
· Fazer uma salada de frutas com os alunos, observando as normas de higiene.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento:
· Acolhida da turma.
· Ouviremos uma música “Pomar” que fala sobre frutas.
· Perguntarei as crianças o que elas mais gostam de comer. Ouvirei suas respostas.
· Contarei uma história que fala da alimentação e de sua importância para o corpo. Usarei fantoches para contar a história.
· Solicitarei que comentem sobre a história.
· Faremos leitura coletiva da poesia “As frutas”, logo após pedirei que em grupos recitem a poesia em forma de teatro, utilizando máscaras das frutas.
2º momento:
· Discutirei com as crianças sobre os alimentos.
· Explicarei para as crianças a importância dos alimentos, suas vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais.
· Levarei vários alimentos de origem animal, vegetal e mineral. Levarei para a sala uma pirâmide alimentar confeccionada de madeira leve.
· Distribuirei a sala em grupos de 6 ou 7 alunos e pedirei que em grupos eles venham e coloquem os alimentos que eles acham que são mais importantes para a saúde e coloquem na pirâmide.
· Pedirei que todos fiquem atentos e observem com cuidado. Depois mostrarei um cartaz com o desenho da pirâmide e quais os alimentos que devemos dar prioridade em nossa alimentação e por que.
· Ouvirei os questionamentos dos alunos e se eles concordam com a ordem da pirâmide.
· Explicarei que os alimentos servem para nossa alimentação, mas não devemos abusar de alguns grupos, como doces e balas.
3º momento:
· Pedirei aos alunos que desenhem e pintem seus alimentos favoritos depois exporemos na sala.
· Convidarei todas as crianças para juntos fazermos uma salada de frutas na cantina da escola seguindo as normas de higiene e depois iremos saboreá-la. (Não deixarei que as crianças manuseiem as facas ou objetos cortantes) pedirei ajuda as cantineiras e a professora regente.
Recursos:
Som, CD, fantoche de frutas, alimentos de origem animal, vegetal e mineral, pirâmide feita de madeira, cartaz com desenho de uma pirâmide e frutas coladas, cartaz com a poesia, frutas para salada e material da cantina.
Avaliação:
Através de observação atenta das opiniões das crianças e sua participação, seu interesse, e de seus conhecimentos prévios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário