PLANO DE INTERVENÇÃO (3)
Português:
Natureza e Sociedade: O corpo Humano
Matemática: Maior, menor, igual, diferente, grande, pequeno
Ensino Religioso: Diferenças e semelhanças
Educação Física: Movimentos corporais
Arte: Produção de imagem do corpo humano
Matemática: Recorte e colagem
Objetivos gerais:
· Caracterizar o corpo humano e os cuidados que são necessários para sua manutenção.
Objetivos específicos:
· Relacionar as partes do corpo humano.
· Identificar as funções dos órgãos.
· Compreender a importância dos cuidados que devemos ter com o corpo.
· Respeitar as diferenças do outro.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento:
· Cantarei com os alunos a música “Tia Mônica” do Projeto Pé de Moleque. Faremos os movimentos pedidos.
· Farei uma dinâmica do corpo.
· Distribuirei para cada criança uma folha branca e pedirei que cada uma desenhe uma parte do corpo humano, só que antes disso farei tarjetas com as palavras:
Quadril | Dentes | Perna direita | Braço direito | Peito direito |
Umbigo | Cabeça | Perna esquerda | Braço esquerdo | Peito esquerdo |
Tronco | Nariz | Pé direito | Mão direita | Olho direito |
Pescoço | Boca | Pé esquerdo | Mão esquerda | Olho esquerdo |
Barriga | Língua | Orelha direita | Cabelo | Orelha esquerda |
· Farei uma leitura dessas palavras juntamente com as crianças, depois sortearei estas palavras entre elas e pedirei que cada uma desenhe a parte do corpo que pegou. Depois de desenharem fazer o recorte.
· Pedirei que cada criança venha até a frente e dizer o que desenhou e falar sobre as utilidades desta parte do corpo para nós. À medida que for falando vão colando em um papel madeira que ficará no centro do quadro, então será formado um boneco com as partes do corpo em tamanhos diferentes, mas a representação do corpo humano ficará completa.
2º Momento:
· Pedirei que as crianças falem sobre o boneco feito a partir da colagem.
· Farei perguntas diretas: O que eles acharam? Se ficou bonito? Somos parecidos com o boneco? Será que nós somos iguais? Por sermos diferentes dos outros somos melhores?
· Complementarei a fala dos alunos sobre o nosso corpo e a importância de cuidarmos bem dele.
· Explorarei sobre as utilidades de cada órgão que o compõe e suas funções.
· Explicarei que aquele boneco representa o nosso corpo por fora, mas que dentro temos vários órgãos importantes e vitais. Como o cérebro, o coração e outros.
3º Momento:
· Proporei as crianças elaboração de atividades escritas, onde estas devem desenhar partes do corpo humano, ligar, responder cruzadinhas.
· Auxiliarei os alunos durante as atividades em seguida corrigiremos as atividades propostas.
Recursos:
Folha de ofício, tesoura, papel madeira, Som, Cd, cola, lápis de cor, quadro, giz, pincel, borracha, fita adesiva.
Avaliação:
A construção do conhecimento se dá a partir da prática e a todo o momento estamos aprendendo coisas novas. A avaliação proposta para a aula é de averiguação dos conhecimentos prévios dos alunos a cerca das atividades propostas, observando suas argumentações e opiniões diante do que foi apresentado, verificarei se houve aprendizagem e se a aula foi significativa pela participação e na elaboração das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário