sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Educação Infantil

A Educação Infantil, mesmo infantil trata-se de educação. E, como educação é coisa séria deve seguir princípios e normas. Não podemos fazer de qualquer jeito, pois mesmo crianças são seres humanos em descoberta para a vida. São capazes e inteligentes, criativas, observadoras e curiosas. As crianças estão em fase de aprendizagem e o que se aprende nesta fase de Educação Infantil fica marcado para sempre em suas memórias. A criança de 0 a 6 anos deve ser tratada com respeito e sua aprendizagem deve ser a melhor possível, partindo do que se sabe para o mundo exterior.
O trabalho na Educação Infantil deve ser realizado considerando às diferenças de cada criança, e, para atuar na Educação Infantil deve-se obter informações através de estudo profundo de grandes teóricos e adotar princípios básicos que estão contidos nos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil. Para os (RCN) as instituições que oferecem esse tipo de educação devem estar embasadas nos seguintes princípios: O respeito à dignidade, o direito às brincadeiras, o acesso aos bens socioculturais e a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais.
Segundo Aurélio (1993 p. 156 e 197), um dos significados da palavra CUIDAR é “aplicar a atenção, o pensamento, a imaginação”, e, EDUCAR, significa “o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano”. Sendo assim, é possível integrar o educar e o cuidar na Educação Infantil, pois ambos caminham paralelamente no desenvolvimento das capacidades físicas, motoras e das habilidades socioafetivas, cognitivas, psicomotoras das crianças. Para que essa integração aconteça de verdade é necessária à cooperação de diversos profissionais, e, o professor deve propor atividades enriquecedoras e diversificadas para que a criança aprenda de modo significativo e com qualidade.  

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