quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CONSIDERAÇÕES FINAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

A humanidade vive um momento no Planeta Terra em que suas atitudes descontroladas de desenvolvimento e grande crescimento populacional estão afetando a vida de todos os seres existentes.  A cada dia ouvimos de noticiários desastres ambientais e ecológicos que prejudicam os recursos naturais existentes e a biodiversidade. As informações mostram que o homem é o principal causador dessa destruição, pois ele está diretamente ligado à natureza.
A destruição do ambiente piora as perspectivas de vida das gerações atuais e futuras. A vida no Planeta necessita de cuidados gerais, o homem de hoje deve analisar suas atitudes diante do meio ambiente e dos recursos naturais, o contato e o cuidado com o ambiente saudável só trazem benefícios e os resultados só virão a curto, médio e longo prazo. O que precisamos sempre é de informação sistemática, conscientização e amor pela vida. Como nós sabemos o Planeta Terra pede socorro e, se não cuidarmos dele a vida pode se extinguir. A escola munida de uma Educação de qualidade possibilita a compreensão da necessidade de preservação da natureza. A família, a comunidade e os meios de comunicação agem como ponto fundamental nessa conscientização. Cada um deve fazer a sua parte, pois a preservação surge com a menor possibilidade de destruição ambiental. Um simples papel de bala no meio escolar colabora com a poluição, pois ao juntar os papéis de cada pessoa, teremos cestos cheios de lixo. Se cada família orientasse seus filhos em casa sobre estas questões estaríamos prestando um grande favor ao ambiente.
Quando pensamos em degradação ambiental nos surge à idéia de outro lugar distante de nós, mas ela está bem aí, ao nosso lado, convivemos diariamente com ela. O consumismo sem medida o uso de produtos industrializados, o descartável que facilita a vida e prejudica o ambiente. A questão ambiental por ser complexa deve inserir o político e o social e somente uma reflexão critica, estudo, informação, envolvimento, sensibilização, desenvolvimento de valores e comportamento educam na prática de atitudes saudáveis. Ela visa desenvolver no indivíduo sentimentos e emoções e o amor à natureza.
Preocupados com os problemas ambientais desenvolvemos na escola uma intervenção a respeito do assunto com as crianças do ensino fundamental, enfatizando que quanto mais cedo se recebe educação ambiental, mais estaremos contribuindo para a preservação do ambiente, pois a Terra é nossa mãe, ela precisa ser tratada, ser cuidada, ser preservada. O Planeta em que vivemos o ar e a água são nossa fonte de vida e retiramos dele o nosso alimento, pois a Terra é um ser vivo ela pulsa e respira e para a continuação da vida de todos os seres o homem precisa desenvolver mais consciência ambiental e adotar práticas sustentáveis de desenvolvimento. O progresso deve continuar, mas de maneira estruturada, temos de mudar as atitudes de desrespeito à natureza, e, realmente o estudo e a conscientização são os principais instrumentos de mudança de atitudes do homem, juntos desencadeiam mudanças de atitudes e comportamentos.
O produto deste trabalho foi muito significativo, pois sabemos que ele é fundamental na proposta do desenvolvimento sustentável, falamos sobre os problemas locais o uso inadequado de certos produtos, a quantidade de lixo produzido, o lixo que polui a cidade, o local onde é lançado. Aprendemos e ensinamos, e estamos certos de que sempre há algo a acrescentar. Sabemos que o pouco tempo de intervenção e o contato direto com os alunos foi pouco, mas o suficiente para plantarmos a semente da esperança. Pois se cada um dentro de suas possibilidades interagirem e por em prática o que foi orientado, o mundo com certeza será melhor e a natureza agradecerá.  A intervenção foi adequada e bastante positiva, pois houve uma interação muito boa. As crianças participaram ativamente e discutimos o que foi planejado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário