quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

METODOLOGIAS/ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS.

METODOLOGIAS.

A presente pesquisa bibliográfica foi realizada baseada em estudos teóricos com base nos dados obtidos no estágio de intervenção realizada em uma Escola da Rede Municipal de Ensino localizada na cidade de São Félix do Coribe no oeste da Bahia. É considerada de grande porte, atendendo alunos de classe baixa do Ensino Fundamental.
A escola escolhida para realizar este projeto possui uma clientela humilde, simples e acolhedora, dos quais muitos não têm acesso a diversos meios de comunicação. As famílias dos alunos na grande maioria são carentes, não há muita informação direcionada as questões ambientais, uso de tecnologias, e consciência da destruição dos recursos do planeta. A grande parte das informações recebidas pelas crianças provém da escola e do trabalho executado pelo professor. Esta pesquisa pressupõe a necessidade de uma relação direta com o objeto a ser estudado, portanto, foi realizada uma observação sistemática objetivando analisar os procedimentos das pessoas diagnosticando o comportamento dos mesmos em relação à situação ambiental dentro no espaço educativo e na comunidade.
A metodologia utilizada no estágio foi de diálogo e observação e as atividades realizadas foram organizadas de maneira que despertasse no aluno a necessidade de observar o ambiente a sua volta de modo especial, mantendo a harmonia e conservação dos recursos naturais, conscientizando-os que a natureza dispõe de recursos e que esses podem se esgotar e que para haver continuidade depende unicamente da ação de cada um. Foram utilizados textos reflexivos sobre questões ambientais que afetam o planeta, a fim de que houvesse uma discussão da ação incorreta do homem na utilização dos recursos, buscando propostas e alternativas de melhorar a qualidade do ambiente.                                                                                               

ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS.

Verifica-se nesta investigação de cunho qualitativo, estudo teórico e observação direta, tratando do tema ambiental inserido no contexto escolar realizado pelo observador. Baseando-se no conhecimento dos sujeitos e relacionando com os teóricos. Percebe-se pela intervenção feita que a comunidade escolar precisa se informar mais sobre as questões ambientais, pois os alunos não vivenciam em suas casas com suas famílias a necessidade e a importância da preservação ambiental para gerações futuras, a escola é a principal fonte de informação para essa comunidade, tendo em vista que a maioria dos alunos só recebe orientação do meio escolar.  
Percebe-se que os educadores têm uma grande preocupação com o tema ambiental, mais a informação dada muitas vezes não é colocada em prática e nem levado a sério, por ser tratada apenas como conteúdo didático e não haver mobilização da comunidade é necessário apoio familiar e muita conscientização por parte de todos, segundo os PCNS “A escola é uma instituição social com poder e possibilidade de intervenção na realidade. Assim, deve estar conectada com as questões mais amplas da sociedade, incorporando-as a sua prática.”.
Para que os objetivos do tema Meio Ambiente sejam atingidos é necessário que toda a comunidade assuma esses objetivos onde todos devem estar envolvidos cada um na sua função, pois, o espaço escolar é o meio de mobilização e mudanças de valores e atitudes.
O professor sendo um agente transformador deve proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências a serem adotadas no meio familiar e ensinar-lhes forma de participação para que se possam ampliar a consciência ambiental e assumir de forma independente e autônomas e valores voltados a proteção e melhoria.    
A Educação Ambiental visa não só a utilização racional dos recursos naturais mais basicamente à participação de todos os cidadãos nas discussões e na tomada de decisões sobre a questão ambiental, tendo em vista que a humanidade necessita estabelecer um convívio equilibrado com a natureza, sem destruí-la, baseado no diálogo entre as gerações e culturas em busca de exercer a sua cidadania.
Segundo (REIGOTA, 2004) pensar em uma mudança radical da sociedade, tendo como base uma perspectiva ecológica, é uma utopia que não deve ser entendida como ingênua ou impossível, mas como um conjunto de idéias que tende a gerar atividades visando mudanças no sistema prevalecente. Nessa mudança fica implícito que o cidadão atua, exige e constrói os recursos naturais disponíveis, assim como afirma o autor. O que evidência em temos de educação, é a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios de dignidade do ser humano, da participação, da responsabilidade e solidariedade. Percebe-se que é necessário mudar as concepções de mundo e as relações cotidianas com o meio natural e construído, analisando os níveis de consumo e a participação política para que se possam estabelecer diretrizes mínimas para a solução dos problemas ambientais que preocupam a todos.
Diante do contexto atual nota-se que é preciso redefinir o modelo de desenvolvimento e de educação tendo em vista que o desenvolvimento sustentável é a base para o equilíbrio da natureza.     
As preocupações e os problemas diários fazem com que as pessoas não pensem sobre questões importantes do meio ambiente e nem de atitudes saudáveis de preservação, nem mesmo dentro da própria casa. A escola funciona como desencadeadora de práticas de agressão à natureza e do seu descuido para com o ambiente. O mau uso e desperdício de material escolar, os alimentos industrializados que além de poluírem o meio ambiente, agridem a saúde e o bolso.
A conscientização dos problemas ecológicos deve ser despertada em todos os sentidos. O homem pode e deve continuar sua existência na natureza, mas precisa mudar suas atitudes perante os recursos naturais, a qualidade de vida e a existência do planeta, implicam em saber usar adequadamente os recursos existentes hoje, para torná-los disponíveis as gerações futuras, cada um fazendo a sua parte dentro de seu próprio ambiente, sua cidade, sua casa, tudo se torna mais fácil.

Um comentário:

  1. Seu blog e excelente, os textos são ótimos, vou tentar me inspirar no seu blog para poder melhorar o meu, se quiser depois e só da uma olhada no meu blog, o link ta logo a baixo:
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