sábado, 22 de janeiro de 2011

PLANO DE INTERVENÇAO (4)

PLANO DE INTERVENÇAO (4)


Data da aula: 13/04/07
Dia da semana: sexta-feira
Matemática: Quantidade de água doce insuficiente para a população.
Português: Dinâmica (história imaginada); Historia Sapo com medo d’água”
Natureza e Sociedade: Água e Saúde
Arte: Visualisar imagens de slides que aparecem imagens sobre os vários usos da água e o descaso que fazemos com ela.
Objetivos gerais:
·                     Reconhecer a importância de água para a vida no planeta.
Objetivos específicos:
·                     Aprender que a água é um recurso natural que deve ser preservado.
·                     Mostrar as diversas utilidades da água em nossa vida.
Procedimentos metodológicos:

1º Momento:
·                     Acolhida da turma com atividades de rotina.
·                     Organizar a sala em um grande círculo. Colocarei a música Planeta água como fundo musical para a dinâmica. Depois orientarei as crianças para que todas fiquem à vontade, pedirei para que fechem os olhos que irei narrar uma história e elas devem imaginar como é o lugar que se passa a história, pedirei que imaginem como seria um lugar sem água.
·                      Irei falando e elas devem ir imaginando, imaginando até que termine. Quando acabar a história, pedirei que elas individualmente falem como imaginaram o lugar? Se era bonito, feio, alegre, triste, se eles sentiram o vento, a água do rio, se era fria ou quente, limpa ou suja? Enfim farei diversas perguntas e ouvirei suas respostas.




2º Momento:
·                     Falarei para as crianças sobre à importância da dinâmica, qual seu objetivo.
·                     Direi que a água é muito importante para a vida do homem, e, esta tem que ser de qualidade.
·                     Pedirei que as crianças falem sobre sua utilização.
·                     Voltarei a assuntos abordados das intervenções anteriores que tratam a respeito da água para o banho, alimentação (...).
3º Momento:
·                     Convidarei as crianças a assistirem slides com imagens sobre a água. Depois pedirei que comentem o que acharam das imagens, fazendo uma reflexão dos usos corretos e incorretos.
·                     Contarei uma história engraçada do “sapo com medo d’água”, utilizando fantoche.
·                     Pedirei que as crianças façam uma ilustração sobre a importância da água para a vida do homem, dos animais e das plantas. E escreva uma frase sobre ela.
·                     Solicitarei que falem sobre sua ilustração para o grupo.
Recursos:
Som, CD, televisão, DVD, folha de oficio, fantoche de sapo, papel, lápis, borracha, pincel, lápis de cor, cartaz com a letra da música.
Avaliação:
Avaliarei os conhecimentos dos alunos, suas posições sobre o assunto abordado, sua criticidade diante das imagens assistidas, sua participação coletiva e no grupo, sua atenção, seu interesse diante do assunto, sua produção e desenvoltura para expor aos colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário