sábado, 29 de janeiro de 2011

GRANDES MATEMÁTICOS

Apolônio de Perga, matemático grego, chamado "O Grande Geômetra". Viveu durante os últimos anos do século III até princípios do século II a.C. Autor do famoso Tratado das Secções Cônicas que é considerado como uma das principais obras científicas da Antigüidade, dando-lhe assim, o direito de ser a mais eminente figura da ciência grega no campo da geometria pura.



ARQUIMEDES Matemático e inventor grego


NICOLAU COPÉRNICO Matemático e astrônomo polonês, autor da Teoria Heliocêntrica, segundo a qual o sol é o verdadeiro centro do sol é o verdadeiro centro do sistema solar, devendo-se a sucessão de dias e noites, ao movimento da rotação da Terra sobre seu próprio eixo.


Leonhard Euler, nasceu em 15 de abril de 1707, e morreu em 18 de setembro de 1783. Foi o matemático mais prolífico na história. Em matemática pura, ele integrou o cálculo diferencial de Leibniz e o método de Newton em análise matemática; refinou a noção de uma FUNÇÃO; criou muitas notações matemáticas comuns, incluindo o e, i, o símbolo do pi e o símbolo do sigma; e pôs a fundação para a teoria de funções especiais, introduzindo as FUNÇÕES TRANSCEDENTAIS beta e gamma.



Girolamo CARDANO: Cardano foi um físico e matemático italiano, que dedicou-se a Matemática, Física, Astronomia, Filosofia, Medicina e Astrologia.

René descartes Filósofo e matemático francês (31/3/1596-1/2/1650).

EUCLIDES Matemático grego (séculos IV a.C.-III a.C.). Fundador da geometria. Sua principal obra, Elementos, de 13 volumes, é considerada essencial para o estudo da geometria. Euclides formula os axiomas e postulados que estabelecem os princípios básicos da geometria.



Pierre de Fermat nasceu no dia 17 de agosto de 1601 em Beaumont-de-Lomages, França, e morreu no dia 12 de janeiro de 1665 em Castres, França. Foi advogado e oficial do governo em Toulouse pela maior parte de sua vida. A matemática era o seu passatempo. Em 1636 Fermat propôs um sistema de geometria analítica semelhante àquele que Descartes proporia um ano depois.



ISAAC NEWTON Matemático e físico inglês (4/1/1642-31/3/1727), um dos cientistas mais importantes de todos os tempos. Fundador da física moderna, pelas descobertas sobre as leis do movimento e a Teoria da Gravidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário