terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A RELAÇÃO DO PROFESSOR ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR - 3ª PARTE

A RELAÇÃO DO PROFESSOR ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR


Pesquisas realizadas sobre o brincar voltadas para as áreas da saúde e da educação mostram que a sociedade contemporânea vem perdendo esse espaço relevante e fundamental para o desenvolvimento social, físico, motor, cognitivo e moral das crianças. Além das brincadeiras aguçarem a imaginação, a fantasia, a espiritualidade tornam os indivíduos humanos, mas solidários, possibilitando uma melhor convivência com os outros, descobrindo potenciais ocultos, a transformação, o crescimento, o trabalho em equipes, as potencialidades tornado mais afetuosos, conhecendo a si mesmo e respeitando as limitações do outro.
Para Froebel (apud, FERRARI, 2006, p. 57)


As brincadeiras são o primeiro recurso no caminho rumo à aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Com base nas observações das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos.


A relação do professor de educação infantil deve estar pautada na aquisição de um espaço onde o educar, brincar e cuidar deve estar inserido nas atividades diárias, pois elas são relevantes para a construção do conhecimento. Cunha (1988), diz que o brinquedo é a oportunidade do desenvolvimento, e o convite ao brincar, facilita e enriquece a brincadeira e proporciona a motivação. Sendo que brincando a criança desenvolve a aprendizagem, a inteligência, a concentração a linguagem e a sociabilidade.


As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais e etc., propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica. (BRASIL, 1998, p. 28).


Brincar é uma das atividades mais importantes da identidade e da autonomia das crianças. Segundo o RCN para a Educação Infantil além de desenvolver habilidades importantes como à atenção, a imitação, a memória e a imaginação, o aluno também amadurece a capacidade de socialização por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
De acordo com as Leis básicas de educação o profissional de Educação Infantil tem a função de educar e cuidar de forma integrada, na faixa de 0 a 6 anos de idade, o professor enquanto profissional dever  ser valorizado, ter boas condições de trabalho, plano de carreira, remuneração e formação continuada para garantir os mecanismos essências, contemplando o cuidar, o brincar e o educar no currículo escolar.
Como descrito por FERRARI (2004) “a formação do professor é um dos principais meios de garantir às crianças menores de 7 anos o direito a uma escola de qualidade”.
 Para Campos (1994 apud MARANHÃO, 1994, p. 118) Cuidar inclui todas as atividades ligadas ao cotidiano de qualquer criança.


“Alimentar, lavar, trocar curar, proteger consolar, todas as atividades que são integrantes ao educar”. Significa, por atitudes e procedimentos que tem por objetivo as necessidades da criança no seu processo de crescimento e desenvolvimento. Demanda, portanto conhecimento da área biológica e da área de humanas. Possui relação com a saúde e com a educação.


 As instituições de educação infantis públicas e particulares devem dispor de vários profissionais para atender as crianças, dando-lhes assistências em relação aos cuidados básicos e propor educação de qualidade com professores capacitados que assumam as responsabilidades de integração entre o cuidar, o educar e o brincar para contribuir com o desenvolvimento sócio-afetivo das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário