segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PALESTRA SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTRADA POR MARCO ANTÔNIO DIAS EM 17 DE OUTUBRO DE 2009

PALESTRA SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTRADA POR MARCO ANTÔNIO DIAS EM 17 DE OUTUBRO DE 2009



O professor Marco Antônio apresentou a linha do tempo do modelo de desenvolvimento sustentável. A evolução dos atores: consumidores, empresas, governos, nações, cientistas e ONG; a evolução dos conceitos: performance econômica, social e ambiental; Responsabilidade Social das Empresas; Desenvolvimento sustentável.
 O crescimento industrial e o convívio  com o desenvolvimento sustentável reuniram vários países, governos, empresas e Ongs para atuarem de forma sustentável e produzirem com sustentabilidade. Os cientistas, empresários ambientalistas preocuparam-se em produzir sem destruir a terra com sustentabilidade garantindo para as gerações futuras os recursos naturais.
São três os pilares de sustentabilidade: econômica (produção, investimento); social (como podemos conviver com a produção para o bem ou mal); ambiental (está relacionada à cultura). 
O relatório de Brundtland elaborado pela Comissão Mundial  sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e publicado em 1987 propõe o desenvolvimento sustentável que atenda as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
Rio 92- Conferência da Terra – Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) o seu objetivo era promover um equilíbrio justo de desenvolvimento socioeconômico, conservação e preservação ambiental.
 Essa conferência foi um marco histórico para a humanidade reuniu 108 chefes de estado e foi construída a Agenda 21  que define os direitos e as obrigações dos Estados sobre os princípios básicos do meio ambiente e desenvolvimento.
A Agenda 21 é um plano de ação formulada internacionalmente para alcançar a sustentabilidade, esta agenda contém políticas ambientais em forma de contrato para garantir sua efetivação. Esse documento tem como ações  prioritárias  o acesso a toda a população a educação, saúde e distribuição de renda; a sustentabilidade urbana e rural; a preservação de recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento  rumo ao desenvolvimento sustentável.
O Protocolo de Kyoto em 1997  ocorrido no Japão discutiu sobre a preocupação com o aquecimento global e determinou que os países poluentes de gases Co2, N2o, CH4, HFC, PFC, SF6 deveriam reduzir a emissão dessas substâncias  em pelo menos 5,2% entre 2008 até 2012 em relação aos níveis de 1990.
O pacto global é um acordo entre empresas preparado pelas Organizações das Nações Unidas que pretende conciliar a força do mercado aos ideais de desenvolvimento sustentável. Tendo como princípios os direitos humanos,  direito do trabalho, proteção ambiental, contra corrupção entre outros.
FOOTPRINT – Pegada ecológica que permite avaliar a sustentabilidade ambiental, cada cidadão ao consumir (alimentos, vestuário, transporte, energia, lazer, habitação, etc.,) produz uma pegada que pode ser maior ou menor em relação ao consumismo, a partir daí calcula-se a pegada ecológica da humanidade. A manutenção ou aumento dessa diferença resultará no esgotamento dos recursos do planeta.
Global Ecolabelling é uma organização sem fins lucrativos que agrega membros de organizações de rotulagem de todo o mundo. O selo ecológico é um selo que identifica a preferência ambiental por um produto ou serviço, dentro de uma categoria especifica. Informa aos consumidores sobre os produtos ambientalmente seguros, fornecendo assim, apoio global e proteção ambiental com os produtos que estão sendo consumidos. A ISO (Organização Internacional de Normalização) desenvolveu normas e regras para a rotulagem ambiental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário