segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PLANO DE INTERVENÇÃO

PLANO DE INTERVENÇÃO


Universidade Norte do Paraná - Virtual – Curso Normal Superior

Estagiário: Adeildes Alcântara dos Santos Fernandes

Turno: Noturno                              Módulo V                          Ano: 2006

Escola Municipal de 1º Grau João de Deus

Professor Regente: Iziara Magalhães Coimbra Chaves

Tema da Intervenção: Educação Ambiental: Uma Implicação na Qualidade de Vida

Período da Intervenção: 17/04/2006 a 05/05/2006

Tema Conteúdo: Sílaba Tônica

Disciplinas/Conteúdos:

* Língua Portuguesa: Expressão oral, sílaba tônica, leitura e interpretação de textos, produção textual;
* Ciências: Poluição da água; A água e o meio ambiente; Qualidade da água;
Matemática: Porcentagem;
* Geografia: Problemas sociais; Aumento populacional.

Duração da aula: 13h00min às 15h30min (150 minutos)

Objetivo Geral:

-Aplicar conteúdo de sílaba tônica interpretando textos relacionados ao meio ambiente para uma boa qualidade de vida, fazendo estudo reflexivo sobre a importância da água na vida dos seres vivos, conscientizando sobre o seu uso e conservação, numa perspectiva interdisciplinar.


Objetivos específicos:

-Apresentar textos diversos sobre o meio ambiente, apresentando informações sobre a sílaba tônica;
-Ser capaz de interpretar e relacionar as palavras do texto e identificar a sílaba tônica;
 -Apresentar exercícios sobre a classificação da sílaba tônica;
-Desenvolver exercícios sobre a classificação da sílaba tônica;
-Produzir texto com coerência a partir do tema da intervenção.

Procedimentos Metodológicos (atividades propostas):

1º Momento: Acolhida da turma e conversa informal.

Organizarei a sala para receber os alunos, terei uma conversa informal sobre o tema da intervenção, Educação ambiental: uma implicação na qualidade de vida. Complementarei a aula com tetos informativos, literários, poético e musical. Ouviremos a música: O peixinho. Depois, cantarei com a turma e pedirei que analisem a letra da música, observando a importância da água na vida dos peixes, animais, vegetais e seres vivos. Pedirei que os alunos relacionem as situações do dia-a-dia nas quais se fez o uso da água.

2º Momento: Explicação do tema conteúdo.

Apresentarei o texto de Monteiro Lobato “Emília no País da Gramática” ressaltando o ambiente desse lugar. Farei a leitura do texto e explicarei a formação das palavras, a importância dos sons orais, e a função das letras na formação das palavras. Explicarei que cada palavra ao ser pronunciada possui uma sílaba mais forte que é denominada sílaba tônica.
Relacionarei a importância da acentuação gráfica das palavras, e sua modificação conforme a colocação do acento. Enfatizarei a importância de aprender gramática e ortografia para construirmos textos. Explicarei o conteúdo abordado, ouvindo as idéias e opiniões dos alunos.

3º Momento: Proposta de leitura de texto sobre a água.

Proporei a leitura coletiva dos textos: Água sabendo usar, nunca vai faltar; O bem-estar da população depende de uma água limpa e tratada; Água limpa e tratada. (Estes textos estarão ampliados expostos em um cartaz). Pedirei que os alunos relacionem as sílabas tônicas das palavras do texto e faça uma análise sobre a questão da conservação e tratamento da água.



4º Momento: Leitura e interpretação de texto reflexivo “A água e o meio ambiente”.

Distribuirei para cada aluno a cópia do texto “A água e o meio ambiente”, e pedirei que façam à leitura silenciosa e que circulem a sílaba tônica das palavras. Convidarei alguns alunos para fazerem leitura em voz alta para análise coletiva e interpretação do texto.
Explorarei o texto com a ajuda dos alunos.

5º Momento: Colagem de palavras do texto em cartaz de acordo a sílaba tônica.

Farei colagem de palavras do texto em cartaz de acordo a sua classificação silábica, e, deixarei exposto na sala.

6º Momento: Atividade Complementar do Conteúdo.

Distribuirei cópia de Caça-palavras para os alunos responderem, após todos concluírem, farei a correção no quadro, sanando eventuais dúvidas do conteúdo.

7º Momento: Produção textual, a partir de gravura.

Distribuirei cópia de uma ilustração contendo uma criança poluindo as águas de um rio, pedirei que as crianças observem e dêem suas opiniões. Discutiremos qual deveria ser a postura correta da situação que ilustra a figura. Após a discussão, farão à produção textual.

 8º Momento: Avaliação coletiva da aula aplicada.

Pedirei que as crianças analisem como foi à aula, respondendo a algumas perguntas:
Que pena? Que bom? Que tal?

Cronograma:


Ações
Duração
Recepcionar os alunos
5 minutos
Música: O peixinho
10 minutos
Apresentação do texto “Emília no País da Gramática”.
10 minutos
Explicação do tema conteúdo
20 minutos
Proposta de leitura coletiva e interpretação de texto, “Água sabendo usar, nunca vai faltar”.
20 minutos
Leitura silenciosa e exploração de texto: “A água e o meio ambiente”
30minutos
Colagem de palavras do texto em cartaz de acordo com sua classificação.
10 minutos
Responder atividades: Caça-palavras
10 minutos
Produção de texto e debate a partir da observação de uma ilustração
30minutos
Avaliação da aula pelos alunos, respondendo as perguntas: Que bom? Que pena? Que tal?
5 minutos



Recursos:

-Quadro, pincel;
- Aparelho de som/Cd;
- Cartaz gigante com o texto “Emilia no País da Gramática”;
- Painel gigante com os textos: - Água sabendo usar, nunca vai faltar, - O bem-estar da população depende de uma água limpa e tratada, - Água limpa e tratada.
- Xérox do texto “Água e o meio ambiente”;
- Palavras do texto recortadas com as silabas tônicas destacadas;
- Xérox da atividade de Caça-palavras;
_ Xérox da ilustração para produção de texto.

Avaliação:

A avaliação será feita em todas as etapas da aula, visando à aprendizagem significativa dos conteúdos para o aluno na construção do conhecimento e despertar para uma conscientização das práticas ambientais no dia-a-dia.

Referências:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente e Saúde. V. 9. Brasília: Mec/ SEF, 1997.


NORONHA, Maria Eduarda; SOARES, Maria Luíza, Novo Construindo e aprendendo, Português (Ensino Fundamental), 3ª Série, editora Construir.


PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça, O Dia-a-Dia do Professor, p.70, 73, v. 6, editora: Fapi, LTDA.


PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça, O Dia-a-Dia do Professor, p. 138, 144, 145, v. 7, editora: Fapi, LTDA.


RADESPIEL, Maria, Alfabetização sem segredos, Passo a Passo Ensino Fundamental 3ª serie, 1º semestre p. 49 – 52 v. 2, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário