segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RESUMO DO LIVRO DE MALBA TAHAN O HOMEM QUE CALCULAVA

RESUMO DO LIVRO DE MALBA TAHAN O HOMEM QUE CALCULAVA


Malba Tahan é um ilustre brasileiro que se tornou conhecido por usar o pseudônimo  Malba Tahan, mas seu verdadeiro nome era Júlio César de Mello e Souza.
Em seu livro ele narra à história de Beremiz Samir, O Homem que Calculava  e conta a história de sua vida. Beremiz empregado como pastor de ovelhas contava várias vezes o rebanho com medo de perdê-las. Isso fez com que ele adquirisse a habilidade de calcular. Tomou tanto gosto pelos cálculos que contava tudo para exercitar. Contava formigas, pássaros, pequenos insetos, abelhas de um enxame etc., criou fama de calculista. Seus cálculos eram tão precisos que começou a pensar em ganhar dinheiro que tal habilidade.
Daí viajou para Bagdá em companhia de um jovem e nessa viajem acontecem coisas fantásticas onde o homem que calculava consegue realizar cálculos com enorme precisão fazendo com que todos sintam se extasiados com tamanha habilidade de resolução.
Uma das histórias narradas no livro é a aventura dos 35 camelos que hoje é muito conhecida, Beremiz consegue resolver o caso dos camelos que deveria ser divididos entre três irmãos de acordo com a vontade do pai. O mais velho deveria receber a metade, o do meio uma terça parte e o mais novo ficaria com a nona parte. Acrescentando um camelo aos 35 da herança Beremiz consegue dividir os camelos entre os três irmãos de modo que o mais velho ficou com 18, o do meio ficou com 12 e o mais novo com 4 dando a soma da herança 34 camelos. Sobraram 2 camelos o que ele havia acrescentado e mais 1 que ele  saiu lucrando pela resolução da questão. Além dessa aventura há várias outras em que Beremiz sempre consegue resolver.
Tem também outros problemas interessantes vale ressaltar apenas mais um. É o caso dos 21 vasos que deveria ser dividido entre três sócios: O problema é o seguinte (1999, p. 42)Como pagamento de pequeno lote de carneiros, receberam aqui, em Bagdá, uma partida de vinho, muito fino, composta de 21 vasos iguais, sendo: 7cheios; 7 meio-cheios e 7 vazios”. Eles queriam dividir os 21 vasos de modo que cada um deles recebesse o mesmo número de vasos e a mesma porção de vinho. Repartir os vasos era fácil, cada um dos sócios ficaria com sete vasos, a dificuldade estava em repartir o vinho sem abrir os vasos, conservando-os exatamente como estavam.
Beremiz indicou a solução que parecia bem simples (1999 p. 43): “Ao primeiro caberão: 3 vasos cheios; 1 meio-cheio; 3 vazios; Ao segundo sócio caberão: 2 vasos cheios; 3 meio-cheios; 2 vazios; Ao terceiro sócio a cota será igual à do segundo, isto é 2 vasos cheios; 3 meio-cheios; 2 vazios”. Cada sócio então recebeu a mesma quantidade de vasos e a mesma porção de vinho.
O Homem que Calculava de Malba Tahan é um livro curioso e criativo do ponto de vista matemático e filosófico, pois além de raciocínio lógico a personagem também utiliza filosofia na resolução dos problemas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário