segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RESUMO DO II FÓRUM DA ESCOLA LÊONIDAS DE ARAÚJO CASTRO

RESUMO DO II FÓRUM DA ESCOLA LÊONIDAS DE ARAÚJO CASTRO

1º DIA DO FÓRUM:
A direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal Leônidas de Araújo Castro realizou no dia 13/03/09 e 14/03/09 o segundo Fórum da escola. Seu tema foi: Família e Escola: Integrando conhecimentos, valores e atitudes. O Fórum contou com a presença dos pais, corpo docente, corpo discente, pessoal de apoio e corpo administrativo.
No primeiro momento todos estiveram reunidos no pátio da escola, houve então a apresentação dos todos os funcionários da escola. No segundo momento os participantes foram reunidos por sala em grupos menores. Foi feita uma dinâmica: auxilio  mútuo com o objetivo de refletir sobre a importância do trabalho coletivo. Os participantes fizeram a reflexão da dinâmica ressaltando a importância do companheirismo, da ajuda e da união da família na educação dos filhos juntamente com a escola.
Após a reflexão da dinâmica foi feita a avaliação dos objetivos do Projeto Político Pedagógico de 2008 e o levantamento de propostas para 2009. Os  participantes discutiram os objetivos gerais e específicos do projeto e levantaram suas propostas para melhoria da prática pedagógica e gestão administrativa. Havia na sala uma redatora anotando tudo que estava sendo dito. Terminando as discussões em grupos menores todos retornaram ao pátio para plenária socializando as idéias de todos em prol de um Projeto Político Pedagógico eficaz.
2º DIA DO FÓRUM:
No segundo dia os participantes se reuniram novamente em grupos e teve como primeiro momento uma dinâmica: Arco-íris de valores. Os participantes receberam um envelope com uma palavra recortada e embaralhada eles deveriam montar a palavra, refletir e discutir sobre ela. As palavras distribuídas no grupo eram: respeito, amor, solidariedade, compreensão, justiça.
Depois da discussão nos grupos todos retornaram ao pátio para uma palestra com o filósofo e psicopedagogo Marcos Braga discutindo sobre valores e sua importância na formação do homem para a vida em sociedade. Após a palestra o II Fórum foi encerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário