segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RESUMO DO LIVRO O CÓDIGO DA VINCI DE DAN BROWN

RESUMO DO LIVRO O CÓDIGO DA VINCI DE DAN BROWN


Uma série de mistérios e segredos envolvendo o Opus Dei e a Fraternidade são enredos deste livro tão interessante que é o Código da Vinci.
O  renomado curador do museu Jacques Saunière fazia parte  de uma fraternidade que guardava um segredo junto com outros três guardiães, eles estavam sendo ameaçados de morte para contar este segredo. Jacques Saunière sabia que se ele morresse a verdade se perderia para sempre, então entrou em contato com o professor Robert Langdon professor de Simbologia Religiosa da Universidade de Harvard para um drinque àquela noite, mas Saunière não compareceu ao encontro, pois fora assassinado por Silas um seguidor do Opus Dei.
Antes de assassinar Saunière, Silas lhe confessara que matara os outros guardiães. Os guardiães da fraternidade contaram a Silas a mesma história sobre o segredo  e este acreditara, mas o segredo era outro... (...) nos últimos minutos de vida Saunière agonizante deixou marcas em seu próprio corpo e o nome do professor Robert Langdon.
Sem saber o que estava acontecendo Langdon foi acordado em seu quarto por Jérôme Collet, tenente da Diretoria Central da Polícia Judiciária e  informado sobre a morte de Saunière. Foi levado para falar com o capitão Fache, mas não sabia que era o principal suspeito.
(...) O diretor geral da Opus Dei Aringarosa tinha passado a última década de sua vida espalhando a mensagem da “Obra de Deus” literalmente,  Opus Dei - uma congregação de católicos que seguiam a doutrina Católica com muito rigor. Aringarosa estava diretamente ligado com os assassinatos dos guardiães da fraternidade em nome da paz da Obra de Deus...  
“Opus Dei congregação fundada em 1928 pelo padre espanhol Josemaría Escrivá, promovia o retorno aos valores conservadores católicos e incentivava seus membros a fazer sacrifícios imensos em nome da Obra de Deus”. (DAN BROWN, 2005, p. 35)
O capitão Bezu Fache da Diretoria Central da Polícia Judiciária tinha certeza que o assassino era o Sr. Langdon ele só precisava confessar o crime, então, mostrou para o Sr.  Langdon o corpo de Saunière estendido no assoalho do museu. O corpo do curador estava em posição de um pentagrama e no seu corpo havia uma mensagem escrita, um criptograma, com uma caneta de marca-d’água uma série de números e códigos que podia ser a chave para descobrir quem o matou.
A agente Sophie Neveu do Departamento de criptografia era neta de Saunière e sabia que o capitão Fache tinha certeza que o assassino era o professor, mas ela como neta do curador sabia que a mensagem no corpo do avô era para ela.
Sophie interrompeu a investigação do capitão e alertou o professor Robert Langdon de que ele era o principal suspeito, depois eles enganaram a segurança e juntos seguiram as pistas deixadas pelo avô para descobrirem o mistério da fraternidade e desvendar o Código da Vinci.



BROWN, Dan. O Código da Vinci. Tradução de Celina Cavalcante Falck-Cook. - Rio de Janeiro: Sextante, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário