segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RESUMO DO ARTIGO DA REVISTA NOVA ESCOLA

RESUMO DO ARTIGO DA REVISTA NOVA ESCOLA

Para a pesquisadora e doutora em didática da Matemática Patrícia Sadovsky em entrevista a Nova Escola (2007, p.15 – 18). O professor atual para produzir um trabalho melhor com seus alunos não pode ser polivalente, ou seja, o professor precisa se aprofundar em uma área do conhecimento, fundamentar-se na didática  e investir na formação continuada.
Segundo a educadora  a formação do professor de Matemática é insuficiente, porque hoje os conteúdos são mais complexos não basta o professor de Matemática ensinar apenas cálculos, hoje à sociedade espera que o professor possibilite as crianças formação autônoma que sejam capazes de ler diferentes formas e de elaborar idéias. Isso quer dizer que o profissional deve ter pleno domínio do conteúdo e não basta apenas fazer um curso superior.
Segundo ela regras e formulas  são essenciais, mas falta ênfase no ensino da disciplina e aprofundamento para estabelecer relações matemáticas. É preciso que o aluno compreenda as relações matemáticas, entenda as situações problemas e utilize as ferramentas adquiridas para resolver as questões propostas. As regras mecânicas não fazem sentido na aprendizagem é preciso saber para que serve e muitas vezes nem o professor mesmo as sabem.
Para Patrícia o que torna tão difícil para os alunos aprenderem essa disciplina é porque ela é apresentada sem vínculos com a vida do aluno e aí os problemas não fazem sentido. Falta então formação aos docentes para aprofundar os aspectos mais relevantes, aqueles que consideram os conhecimentos anteriores dos alunos, as diversas situações didáticas e os novos saberes a construir.
Por isso, escola deve ser encarada como espaço de reflexão para identificar problemas e construir soluções. Uma maneira de garantir a formação continuada é o investimento do professor em leituras, tornando-se leitor crítico ativo da produção didática. De acordo com a pesquisadora Argentina as propostas pedagógicas devem ser desafiadoras para o aluno não ficar para trás nas aulas de Matemática. Os jogos e as idas ao supermercado devem ser usados de forma adequada como ponto de partida estabelecendo relações matemáticas, confrontando dados, problemas sistematizando o conhecimento afinal, aprender dá trabalho e o aluno deve enfrentar desafios para aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário