segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PALESTRA SOBRE GLOBALIZAÇÃO, CULTURA E SOCIODIVERSIDADE EM 24 DE OUTUBRO DE 2009.

PALESTRA SOBRE GLOBALIZAÇÃO, CULTURA E SOCIODIVERSIDADE EM 24 DE OUTUBRO DE 2009.


Segundo o professor Cláudio Alessandro Diniz de Sá globalização é um processo na economia e telecomunicações, sistemas interativos de informação e velocidade. Para ele a globalização muda nossa relação com o espaço que se comprime e com o tempo que se acelera. A idéia de globalização nos passa uma visão de mundo necessária para o progresso humano. Na globalização o mercado econômico vai perdendo forças para que o fluxo comercial seja acelerado e isso causa um descontrole do Banco Central.
Para CASTELLES “O núcleo essencial de acumulação de capital, orientação da produção, controle de mercados, absorção de informações e geração de inovação” são fatores da globalização econômica.
Os meios de comunicação reforçam a ideologia da necessidade inexorável da globalização para o desenvolvimento social. Eles estão ligados com as grandes corporações. A globalização econômica gera dificuldade do estado-nação frente ao processo de globalização.
É preciso tomar cuidado no termo mundo sem fronteiras. É preciso pensar na globalização social, porque há conflitos e desigualdades. ¼ da população  mundial vive na pobreza absoluta (vive com menos de 1 dólar por dia) a globalização econômica não dá conta da globalização social a acumulação da riqueza fica nas mãos das empresas e há diminuição dos direitos trabalhistas  ocorrendo a terceirização, o emprego temporário e autônomo. BOAVENTURA afirma que a globalização dessocializa o conceito de cidadão e o substitui por consumidor, a inclusão deixa de ser direito e passa a ser solvência.
 Há uma unicidade na globalização da economia e tecnologia, mas no processo de globalização da cultura não há uma compartilhação da cultura local, mas  expandida  através da comunicação é transmitida uma cultura global. Não há convivência nem experiência do presencial, há um déficit simbólico e os meios de comunicação substituem as mediações.
A cultura de massa é mediada pelos meios de comunicação há uma apropriação da cultura internacional e uma relação desigual na divulgação da cultura, mas os grupos locais e periferias estão usando a interação para serem ouvidos. Mesmo havendo um crescimento na  cultura nacional do cinema há uma desigualdade do que vem de fora com o que é produzido nacionalmente, falta uma mudança na reestruturação cultural. As inovações modernas não desvirtuam fatalmente as culturas tradicionais, mas podem reforçá-las.       
Nem todos têm acesso à tecnologia existe uma estética dominante havendo distinção entre as classes sociais, há uma mistura de cultura com produto. Algumas classes sociais utilizam a cultura como ferramenta de distinção social.
A velocidade da informação é tanta que passa uma coisa barata de esquecimento rápido e às informações vão e voltam é tudo instantâneo. É preciso educar para interculturalidade. A Globalização, a cultura e a sociodiversidade são questões essenciais para trabalhar o universal no contexto de interculturalidade.










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